Léo Ortiz completará 200 jogos como profissional. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Futebol, Futebol Nacional

Presente na seleção Footstats da fase de grupos do Paulistão, Léo Ortiz avalia campanha do Red Bull Bragantino e projeta quartas de final contra o Santo André: “É preciso jogar com muito foco”

Siga-nos

Capitão e um dos principais jogadores da equipe nas últimas temporadas, defensor participou de 11 dos 12 jogos da primeira fase do torneio e ajudou o Massa Bruta a ficar com a liderança da Chave D; Léo Ortiz avalia campanha.


O Red Bull Bragantino, mais uma vez, garantiu vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista como líder do seu grupo e, assim como nos dois anos anteriores em que disputou o torneio, desde o início da parceria entre o clube e a empresa de bebidas, teve como um de seus principais destaques o zagueiro Léo Ortiz.

Titular absoluto, o capitão do Massa Bruta participou de 11 das 12 partidas da fase de grupos da atual edição do torneio (foi poupado na última rodada) e atuou os 90 minutos em dez rodadas. Com dez desarmes, cinco interceptações, 52 rebatidas, 30 lançamentos e 22 viradas de jogo certas, além de um aproveitamento de mais de 95% no índice de passes, o camisa 3 entrou para a seleção da fase de grupos do Paulistão, elaborada pelo site de estatísticas Footstats.

Léo Ortiz avalia campanha

”Para mim, é muito importante esse dado porque significa que o trabalho está sendo efetivo. Sempre gostei de estatísticas e acredito que esses números nos ajudam a entender o jogo e a evoluir. Graças ao ótimo trabalho de toda a comissão técnica e dos meus companheiros, tivemos mais uma boa campanha na fase de grupos e vamos para mais uma disputa de quartas de final. Neste ano, queremos chegar mais longe e sabemos que temos condições de brigar de igual para igual com qualquer outro time pelo título”, Léo Ortiz avalia campanha.

Decisão no Paulistão

Após terminar a primeira fase na liderança do Grupo D, com 20 pontos, o Red Bull Bragantino terá pela frente, nas quartas de final, o Santo André, que, com 15, terminou à frente do Santos (14) e da Ponte Preta (9), que foi rebaixada para a Série A2. O duelo, disputado em jogo único, acontecerá na quarta-feira (23), às 19h (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid;

”Desde sábado, quando tivemos a definição de que o Santo André seria nosso adversário, começamos a pensar no time deles. Temos que nos preparar bem e devemos entrar com muito foco. O Paulista é o estadual mais difícil do país e as oito equipes classificadas possuem muitos pontos positivos e condições de brigar por coisas melhores. Nosso time é maduro e estamos bem preparados para essa fase final”, completou.

Líder do elenco dentro e fora de campo, referência técnica do time e, hoje, um dos principais defensores do futebol brasileiro, com direito a convocações recentes para a Seleção Brasileira, Léo Ortiz está em sua quarta temporada vestindo a camisa do Red Bull Bragantino. Até aqui, já disputou 136 partidas, sendo 133 como titular, e balançou as redes em oito oportunidades. Além disso, ajudou a equipe a sair de campo 46 vezes sem sofrer gols e, ao todo, foram 133 tentos tomados com ele em campo, o que representa uma média inferior a um por confronto (0,97).

Protagonista no Red Bull Bragantino

Léo Ortiz comemora renovação com o Red Bull Bragantino. Foto: Divulgação/RB Bragantino
Léo Ortiz comemora renovação com o Red Bull Bragantino. Foto: Divulgação/RB Bragantino

Revelado no Internacional e com passagens por Sport e Red Bull Brasil, Léo Ortiz chegou ao Massa Bruta, em 2019, para ser um dos pilares da parceria entre a empresa austríaca e o Bragantino. E não decepcionou. Logo no primeiro ano, foi um dos pilares da campanha do título da Série B do Brasileirão, ajudando o time não somente a terminar a competição com a defesa menos vazada, mas também contribuindo, com três gols, para que a equipe tivesse o melhor ataque do torneio.

Em 2020, o camisa 3 manteve o alto nível. No primeiro semestre, contribuiu para que a equipe terminasse a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral e fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani. Já na boa campanha no Brasileirão, se destacou como o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três gols, foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17) e terminou o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Evolução
Léo Ortiz. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino;
Léo Ortiz. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino;

Em 2021, Léo Ortiz evoluiu ainda mais. No Campeonato Paulista, entrou para a seleção da competição e foi fundamental para que a equipe terminasse a primeira fase com a defesa menos vazada, com apenas sete gols sofridos em 12 partidas.

No segundo semestre, Léo Ortiz foi um dos destaques do Red Bull Bragantino, que terminou o Brasileirão em sexto lugar e avançou à final da Sul-Americana. Nas duas competições, o zagueiro entrou para a seleção do campeonato. De quebra, ainda chegou à sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, durante a Copa América, e foi lembrado novamente por Tite, em setembro, para partidas das Eliminatórias.

O fato, aliás, fez com que Léo Ortiz se tornasse o primeiro atleta do Massa Bruta a ser chamado para a seleção principal desde o início da parceria entre o clube e a empresa. Se contarmos toda a história do time de Bragança Paulista, o último atleta convocado havia sido Alberto Félix, em amistoso às vésperas da Copa do Mundo de 1994.

Fut Content

Conteúdo jornalístico na palma da sua mão. Confira os destaques do futebol e veja o que os jogadores, técnicos e jornalistas têm a dizer sobre o dia a dia do maior esporte do planeta.
Ler todas as publicações de Fut Content
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments