- Bruno Uvini projeta duelo com o Botafogo Após triunfo sobre Criciúma, Bruno Uvini comenta retorno aos gramados em dia de aniversário do filho - 9 de julho de 2024
- Eurocopa: Espanha e Inglaterra são as favoritas para fazer a final do torneio Segundo a análise da Betfair, Espanha entra em campo com 52% de favoritismo contra a França; Inglaterra tem 56% de chances de vitória contra a Holanda - 8 de julho de 2024
- Dorival Júnior analisa confronto contra a Colômbia, pela Copa América Brasil decide nesta terça-feira (2) a liderança do grupo na Copa América - 1 de julho de 2024
Apesar da derrota por 1 a 0 para a Inter de Milão, no Anfield, Alisson e os Reds se garantiram entre os oito melhores times do principal torneio de clubes da Europa graças à vitória de 2 a 0 no jogo de ida, no Giuseppe Meazza
O Liverpool está nas quartas de final da Liga dos Campeões. Apesar da derrota por 1 a 0 diante da Inter de Milão, no Anfield, os Reds se garantiram entre os oito melhores clubes da competição continental e mantiveram vivo o sonho de levantar a orelhuda pela sétima vez em sua história. Isso porque a equipe conseguiu o placar de 2 a 0, no jogo de ida, em pleno estádio Giuseppe Meazza.
Ídolo do clube inglês, Alisson teve papel importante nos dois duelos, com ótimas defesas, como a realizada após chute de Çalhanoglu, no primeiro tempo do confronto disputado na Inglaterra. Após a partida, o brasileiro analisou a atuação do time e valorizou a classificação.
”Claro que preferíamos ter conseguido mais uma vitória e mantido nossa invencibilidade aqui no Anfield, mas precisamos valorizar o fato mais importante, que é a vaga nas quartas de final. Perdemos no momento que podíamos perder. Fizemos duas grandes partidas, mas do outro lado também tinha uma excelente equipe, uma das melhores da Europa. Temos que comemorar, afinal de contas, nosso objetivo foi alcançado. Agora, vamos seguir trabalhando com bastante determinação para brigarmos pelos títulos da temporada”, afirmou.
O próximo compromisso do Liverpool acontecerá no sábado (15), contra o Brighton, pela 27ª rodada da Premier League. Com 63 pontos, os Reds estão na vice-liderança, a seis pontos do líder Manchester City, mas com uma partida a menos. Na Champions League, o adversário das quartas de final será conhecido em sorteio.
Papel de destaque no elenco
Ver essa foto no Instagram
No Liverpool desde julho de 2018, Alisson já realizou 165 partidas pelo clube, passou 75 delas sem sofrer gols, possui uma excelente média de 0,78 tento sofrido por duelo (foi vazado 130 vezes) e conquistou quatro títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20 e a Copa da Liga Inglesa no mês passado.
O goleiro, reconhecido por suas grandes defesas, também se destacou de outras maneiras com a camisa dos Reds. No dia 16 de maio de 2021, marcou um gol histórico, de cabeça, na vitória de 2 a 1 sobre o West Bromwich. Além disso, contabiliza duas assistências pelo clube, ambas para Salah, sendo, uma diante do Manchester United, na Premier League 2019/20, e outra, mais recente, no triunfo de 3 a 1, contra o Norwich, pela atual edição da competição nacional.
Prêmios individuais de Alisson
Alisson ainda ganhou diversos prêmios individuais graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.
Entre 2019 e 2020, Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa.O arqueiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, também levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.
Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).