- Di Placido faz a trinca sobre os rivais e segue 100% de aproveitamento em clássicos pelo Botafogo - 3 de julho de 2023
- Aniversariante do dia, Scarpa fala em “sonho realizado” após estreia com vitória na Premier League - 5 de janeiro de 2023
- Artilheiro e campeão! Markão faz história na Ásia como protagonista do título do Wuhan Three Towns na Superliga Chinesa e média superior a um gol por jogo - 5 de janeiro de 2023
Platinum TE Paspalum foi selecionada como a grama exclusiva para os estádios da Copa do Mundo FIFA 2022.
Neste domingo (20), Catar e Equador inauguram oficialmente a Copa do Mundo de 2022. Mas ao longo de sete anos, o país estudou, junto ao Comitê Supremo de Entrega e Legado da Copa, o gramado que receberia os melhores jogadores do mundo. Em um consórcio, a empresa Aspire Sports Turf do Catar e a gigante internacional de consultoria em grama esportiva STRI conduziram uma extensa pesquisa para basear a decisão final.
Enquanto a pesquisa acontecia, testes foram sendo feitos em centros de treinamento e outros estádios até a escolha final: Platinum TE Paspalum.
O que é o Platinum TE Paspalum?


Criada em 2007 pelo renomado cientista Dr. Ron R. Duncan, o Platinum TE Paspalum apresenta características procuradas por instalações esportivas de qualidade profissional incluindo: campos de atletismo e principalmente campos de golfe. Atualmente, esse tipo de gramado é utilizado em mais de 150 estádios em todo o mundo.
Entre as características da grama, estão: tolerância (altas temperaturas do Catar) e versatilidade. No golfe, esporte onde surgiu para o mundo, é conhecida como um gramado sustentável para instalação do “tee-to-green”, que faz referência aos “tapas” na bola com os “putters”, os tacos do golfe. Ou seja, possui também, boa resistência às pancadas.
Existe esse tipo de grama no Brasil?
Uma das empresas que trabalharam durante três anos, no plantio dos gramados para a Copa do Catar, foi a GreenLeaf Gramados. Fundada em 1988, a GreenLeaf é pioneira no Brasil no segmento de gramados esportivos obtendo resultados de alta qualidade. Atualmente, é a responsável pelos gramados de alguns estádios do Brasil: Maracanã, Nilton Santos, Fonte Nova, Mané Garrincha entre outros.
Contudo, em nenhum desses locais é aplicada esse tipo de grama. O motivo, é muito simples: ela ainda não é registrada no Brasil. A tendência, no entanto, é que pelo menos, até 2024, o Platinum TE Paspalum faça parte dos nossos estádios. Sejam de futebol, ou de outros esportes. Todavia, o mais curioso, é que essa grama é uma variedade da Paspalum vaginatum, espécie nativa do Brasil.