Governo Francês proíbe torcida da Lazio contra o Marseille.
Futebol, Futebol Internacional

Governo Francês proíbe entrada de torcedores da Lazio na França: “fascistas e violentos”

Daniel Dutra
Siga-me

Antes do confronto contra o Olympique de Marseille, torcedores da Lazio foram impedidos de entrar na França por ordem do Governo Francês. Ministro do Interior justificou como: “medida perante os atos recorrentes de violência dos torcedores romanos”.


Nessa quinta-feira (04), Olympique de Marseille e Lazio se enfrentam pela Liga Europa. Conhecidos por posições políticas distintas, o confronto começou antes mesmo da bola rolar. Isso porque, grupos de torcedores da Lazio foram barrados pelo Ministério do Interior francês.

Em comunicado divulgado pelo Ministério, “Viagens individuais ou em grupo, com todos os meios de transporte, em rodovias, portos e aeroportos franceses, são proibidas aos torcedores da Lazio”. A medida é válida entre quarta-feira (03) e quinta-feira (04). Em resposta, a Lazio emitiu um novo comunicado que diz: “O que é surpreendente é a forma como esta proibição foi aplicada a nível nacional e as suas motivações injustificáveis. A Lazio não pode aceitar ofensas gratuitas a todos os adeptos da ‘biancoceleste'”.

As ofensas citadas pela Lazio diz respeito à justificativa do Ministério Francês, que alegou que a torcida da Lazio possui comportamento violento, de forma recorrente nos estádios e nos centros das cidades, bem como a repetida interpretação de canções fascistas e a realização de saudações nazistas.

Vale lembrar, que os torcedores do Marseille também foram proíbidos de viajar para Roma no dia 21 de outubro.

Governo Francês tem razão?

Leia mais:

No mês de outubro, o adestrador da águia (mascote da Lazio) foi afastado após ser flagrado fazendo saudações fascistas aos torcedores do clube. Na ocasião, a Lazio reforçou o compromisso contra o ato e ampliou também, o combate ao racismo. Entretanto, como justificou o Ministério do Interior francês, os casos são recorrentes. Em outras matérias, relembramos atos fascistas de torcedores da Lazio que acabaram presos, como na final da Coppa Itália de 2019 contra o Milan.

Assunto em voga no Brasil, a liberdade de expressão logo foi questionada por adeptos da Lazio. Todavia, por mais que a proibição possa prejudicar outros torcedores, é um ato dentro da lei vigente na França. Inclusive, o decreto divulgado recorda os incidentes ocorridos com torcedores do Galatasaray da Turquia durante a última partida da Liga Europa. No dia 30 de setembro, trinta e dois membros das forças de segurança ficaram feridos.

Além disso, a própria UEFA decidiu fechar o setor norte do Vélodrome, estádio do Marseille, para a torcida da Lazio.

Torcedores da Lazio em duelo contra o Nice. Crédito: Reprodução
Torcedores da Lazio em duelo contra o Nice. Crédito: Reprodução

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments