- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
- Fernanda Maia: a mulher no jornalismo esportivo e os desafios enfrentados por elas Jornalista é apresentadora do SBT Sports Rio e locutora do Estádio Nilton Santos desde 2019 - 3 de julho de 2024
Antes do confronto contra o Olympique de Marseille, torcedores da Lazio foram impedidos de entrar na França por ordem do Governo Francês. Ministro do Interior justificou como: “medida perante os atos recorrentes de violência dos torcedores romanos”.
Nessa quinta-feira (04), Olympique de Marseille e Lazio se enfrentam pela Liga Europa. Conhecidos por posições políticas distintas, o confronto começou antes mesmo da bola rolar. Isso porque, grupos de torcedores da Lazio foram barrados pelo Ministério do Interior francês.
Em comunicado divulgado pelo Ministério, “Viagens individuais ou em grupo, com todos os meios de transporte, em rodovias, portos e aeroportos franceses, são proibidas aos torcedores da Lazio”. A medida é válida entre quarta-feira (03) e quinta-feira (04). Em resposta, a Lazio emitiu um novo comunicado que diz: “O que é surpreendente é a forma como esta proibição foi aplicada a nível nacional e as suas motivações injustificáveis. A Lazio não pode aceitar ofensas gratuitas a todos os adeptos da ‘biancoceleste'”.
As ofensas citadas pela Lazio diz respeito à justificativa do Ministério Francês, que alegou que a torcida da Lazio possui comportamento violento, de forma recorrente nos estádios e nos centros das cidades, bem como a repetida interpretação de canções fascistas e a realização de saudações nazistas.
Vale lembrar, que os torcedores do Marseille também foram proíbidos de viajar para Roma no dia 21 de outubro.
Governo Francês tem razão?
Juan Bernabè, espanhol adestrador da águia da Lazio, filmado fazendo a saudação fascista a torcedores no Olímpico. Fato já gera reações no mundo político e na comunidade judaica da Itália.
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) October 20, 2021
Leia mais:
- Racismo: Por que tão recorrente no futebol italiano?
- Livorno vs Lazio: quando entra em cena a ideologia no futebol
No mês de outubro, o adestrador da águia (mascote da Lazio) foi afastado após ser flagrado fazendo saudações fascistas aos torcedores do clube. Na ocasião, a Lazio reforçou o compromisso contra o ato e ampliou também, o combate ao racismo. Entretanto, como justificou o Ministério do Interior francês, os casos são recorrentes. Em outras matérias, relembramos atos fascistas de torcedores da Lazio que acabaram presos, como na final da Coppa Itália de 2019 contra o Milan.
Assunto em voga no Brasil, a liberdade de expressão logo foi questionada por adeptos da Lazio. Todavia, por mais que a proibição possa prejudicar outros torcedores, é um ato dentro da lei vigente na França. Inclusive, o decreto divulgado recorda os incidentes ocorridos com torcedores do Galatasaray da Turquia durante a última partida da Liga Europa. No dia 30 de setembro, trinta e dois membros das forças de segurança ficaram feridos.
Além disso, a própria UEFA decidiu fechar o setor norte do Vélodrome, estádio do Marseille, para a torcida da Lazio.