Alisson comemora convocação
Futebol, Futebol de Seleções

Alisson comemora convocação e diz que Brasil chega “muito forte na Copa do Mundo” na luta pelo hexa

Siga-nos

Mundial do Catar será o segundo do jogador do Liverpool com a amarelinha. Ao todo, pela Seleção, o camisa 1 levou apenas 21 gols em 57 jogos, sendo 13 na era Tite. Aproveitamento de 78,3% pelo time canarinho sobe para 81,9% com o atual treinador; Alisson comemora convocação.


As últimas temporadas que Alisson vem fazendo com a camisa do Liverpool e da própria Seleção Brasileira transformaram sua presença em sua segunda Copa do Mundo inquestionável. A ansiedade para representar o país, mais uma vez, no maior torneio do planeta, contudo, era enorme. Nesta segunda-feira, 7 de novembro de 2022, o goleiro pôs fim a angústia ao ouvir o técnico Tite anunciar o seu nome na lista dos 26 chamados para representar o país no Mundial do Catar.

Na Inglaterra, concentrado para os dois últimos compromissos pelos Reds antes de se apresentar à Seleção, o jogador, natural de Novo Hamburgo (RS), vibrou com sua convocação, ao lado de amigos e familiares, em sua residência.

“Estou muito feliz e emocionado, assim como toda a minha família. Era um momento que nós estávamos esperando e, graças a Deus, deu tudo certo. Fico contente por poder representar o Brasil e fazer parte de um grupo tão qualificado como esse, que, com certeza, chega muito forte na Copa do Mundo”, Alisson comemora convocação.

“Ter a oportunidade de disputar mais uma Copa é algo incrível e que me deixa super orgulhoso. Estou muito bem preparado para esse momento e, como sempre faço, darei o meu melhor para, juntos com os meus companheiros, representar o nosso país e ir em busca do hexa”, ressaltou.

Histórico pela Seleção

Alisson foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira em agosto de 2015, pelo então técnico Dunga, para os amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos. Na época, o arqueiro ainda jogava pelo Internacional, clube que o revelou para o futebol. Naquele mesmo ano, o goleiro disputou o seu primeiro jogo pelo time canarinho, na vitória de 3 a 1 sobre a Venezuela, no Castelão, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

A partir daí, Alisson se transformou em um dos pilares da equipe na campanha de classificação para o Mundial da Rússia e nas conquistas do Superclássico das Américas de 2018 e da Copa América de 2019. Na competição continental, inclusive, tomou apenas um gol em seis partidas e foi eleito o melhor arqueiro do torneio.

Números de destaque

Ao analisar os números de Alisson pela Seleção, aliás, fica evidente a importância do atleta para o sistema defensivo da equipe, principalmente desde a chegada de Tite, no segundo semestre de 2016. Alisson participou de 48 partidas sob o comando do atual treinador.

Com ele em campo, foram 36 vitórias, 10 empates e apenas duas derrotas, um excelente aproveitamento de 81,9%. Além disso, o Brasil passou 37 desses duelos sem ser vazado e o goleiro levou apenas 13 gols (média de 0,27 por jogo).

Ao todo, Alisson já disputou 57 partidas pelo Brasil (nove sob o comando de Dunga), passou 39 sem tomar gol, foi vazado 21 vezes (média de 0,36) e conquistou dois títulos (Superclássico das Américas de 2018 e a Copa América de 2019).

Protagonista também no Liverpool

Alisson comemora assistência. Foto: Michael Regan/Getty Images
Alisson comemora assistência. oto: Michael Regan/Getty Images

Em sua quinta temporada no Liverpool, Alisson já realizou 203 partidas pelo clube, fato que o coloca como o sétimo goleiro que mais vezes defendeu o clube inglês, segundo dados do Transfermarkt. Antes da parada para a Copa do Mundo, ele deve subir mais uma posição no ranking, já que o belga Simon Mignolet, sexto da lista, atuou 204 vezes.

Nesse período, conquistou cinco títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20, a Copa da Liga Inglesa em fevereiro e a FA Cup em maio deste ano.

Reconhecido por suas grandes defesas, o goleiro brasileiro também tem se destacado de outras maneiras. Já são três assistências pelos Reds, todas para Salah, a última, no mês passado, na vitória de de 1 a 0, no clássico contra o Manchester City Isso sem falar no gol histórico, de cabeça, no 2 a 1 sobre o West Bromwich, na temporada 2020/21.

Alisson ainda ganhou diversos prêmios individuais, graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, o arqueiro foi eleito o melhor goleiro do mundo, pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. O brasileiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, e levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019. Como se não bastasse, também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).

Liverpool x Real Madrid nas oitavas da Champions League

A Uefa sorteou na manhã desta segunda-feira os confrontos das oitavas de final da Champions League 2022/23, em evento realizado em Nyon, na Suíça. O Liverpool, de Alisson, vai encarar novamente o Real Madrid. Os times se enfrentaram na final da última edição e nas quartas da temporada 2020/21.

“Sem dúvidas, serão grandes duelos. Dois grandes times, com ótimos jogadores. Infelizmente, só um vai seguir adiante. Dessa vez, espero que o Liverpool. Até fevereiro, porém, tem muita coisa para rolar. Estou focado no jogo da Copa da Liga, contra o Derby, na quarta, depois tem o Southampton, pelo Inglês, no fim de semana e, em seguida, me apresento à Seleção. Espero voltar no fim do ano à Inglaterra com o hexa pelo Brasil”, finalizou.

Números de Alisson pela Seleção Brasileira

Geral
57 jogos
40 vitórias
14 empates
3 derrotas
21 gols sofridos
39 jogos sem tomar gol
Média de 0,36 gol sofrido por duelo

Dados com Tite

48 jogos
36 vitórias
10 empates
2 derrotas
13 gols sofridos
37 jogos sem tomar gol
Média de 0,27 gol sofrido por duelo

Dados com Dunga

9 jogos
4 vitórias
4 empates
1 derrota
8 gols sofridos
3 jogos sem tomar gol
Média de 0,88 gol sofrido por duelo

Alisson comemora convocação

Fut Content

Conteúdo jornalístico na palma da sua mão. Confira os destaques do futebol e veja o que os jogadores, técnicos e jornalistas têm a dizer sobre o dia a dia do maior esporte do planeta.
Ler todas as publicações de Fut Content
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments