Venda do América-MG.
Futebol, Futebol Nacional

Venda do América-MG reafirma preferência dos investidores

Daniel Dutra
Siga-me

Ex-dono do Bordeaux firmou um acordo para a compra do América Mineiro. Negociação mostra mais uma vez no Brasil, a preferência dos investidores internacionais. Saiba mais sobre a venda do América-MG!


Foi divulgado nesse domingo (03), pelo jornalista Guilherme Amado, do jornal Metrópoles, um acordo para a venda do América Futebol Clube. Segundo as informações, o Grupo Kapital Football, de Joseph Dagrosa, está prospectando investidores para criar um fundo que irá gerir o América, e mais duas equipes: uma da Bélgica e outra de Portugal.

Dagrossa é um empresário relativamente “novo” no mundo do futebol. Em 2018, ele adquiriu o Bordeaux da França, mas vendeu sua parte no ano seguinte. Agora, sua ideia é formar uma franquia de clubes, assim como o Manchester City da Inglaterra.

Quanto ao América-MG, o clube vem transformando o seu modelo de administração em uma Sociedade Anônima do Futebol, a “SAF”, criada com a aprovação da Lei do Clube-Empresa. De acordo com a atual diretoria, a ideia é firmar a estrutura societária até janeiro de 2022.

A negociação em si é um pouco parecida com o que aconteceu com o Red Bull Bragantino e abre margem para uma discussão:

Por que Bragantino e América e não Botafogo e Cruzeiro?

No começo de 2021 houve uma “polêmica” com o jornalista Rodrigo Capelo, do grupo Globo, que teria dito que é melhor investir no América do que no Botafogo. Aos olhos de quem vive o esporte e os negócios, isso pode parecer meio óbvio. Mas como sabemos, não é assim que funciona na cabeça do torcedor.

Em entrevista exclusiva para a PressFut, o jornalista explicou essa declaração (clique aqui para ler a entrevista completa):

“O que eu fiz naquele dia, foi dizer: olha, se for pensar meramente pelo lado financeiro, faz mais sentido o América Mineiro, porque é um clube que acabou de chegar na primeira divisão. Então, ele acabou de se valorizar. É um clube que tá sempre num sobe e desce de primeira e segunda divisões, ele precisa de investimento para se consolidar na primeira. Ele tem categorias de base que revelam jogadores com mais frequência, ele tem estádio, ele tem centro de treinamento, ele tem patrimônio, é um clube mais fácil de trabalhar, né? É mais fácil de aprovar esse tipo de negociação.

Então, foi basicamente uma constatação de que, olha, se a gente entender do ponto de vista financeiro, como é que se faz na Europa, aqui no Brasil, seria assim, faria mais sentido ir atrás do América. Aí, claro, um monte de gente ficou ofendida porque “como eu ouso falar do clube de Garrincha e Nilton Santos”, só que eu não estou falando de tradição, não estou falando de de jogadores, não estou falando de instituição, eu tô falando de negócio e o negócio é esse.”

Tanto Botafogo quanto Cruzeiro possuem dívidas na casa do bilhão, não possuem sequer estádio próprio e, no caso do Botafogo, nem mesmo um centro de treinamento pronto. Enquanto isso, clubes de menor expressão como o América-MG preenchem todos esses ativos com uma estrutura melhor.

Nota oficial do clube sobre a venda do América-MG

Leia mais:

O América Futebol Clube, em seu processo de possibilidade de criação do Clube-empresa, manteve conversas com diversos potenciais interessados.

Para tanto, o Clube firmou termos de confidencialidade e sigilo (NDA’s) sobre as tratativas em curso.

Em respeito a estes instrumentos jurídicos e a bem do sucesso da almejada transação, a Diretoria e Conselhos do América Futebol Clube não irão comentar quaisquer especulações da imprensa.

Quando tiver finalização do processo, caso haja a conclusão de qualquer negociação, observados os trâmites de aprovações internas do América, será convocada uma entrevista coletiva com a presença das partes envolvidas: o presidente do Conselho de Administração, Alencar da Silveira Junior, e o coordenador de futebol Clube-empresa, Marcus Salum.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments