Thiago Silva faz curso da CBF Academy. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF
Futebol, Futebol Internacional, Futebol Nacional

Thiago Silva faz curso da CBF para virar técnico

Daniel Dutra
Siga-me

Zagueiro do Chelsea e da Seleção Brasileira, Thiago Silva faz curso da CBF planejando seu futuro como treinador. No momento, ele é o novo aluno da Licença B, voltada para trabalhos com categorias de base.


É comum notarmos que certos jogadores levam jeito para tornarem-se técnicos no futuro. Nos últimos meses, fotos e vídeos do zagueiro Thiago Silva estudando seus adversários da Premier League acabaram repercutindo. Contudo, para quem não sabe, isso é completamente normal para os jogadores. Principalmente dos grandes clubes. Ainda assim, acertou quem enxergou nele, um futuro treinador.

Isso porque, o zagueiro brasileiro é aluno da CBF Academy. Fundada em 2016, ela desenvolve: técnicos, gestores, analistas de desempenho, preparadores físicos e de goleiros, árbitros, intermediários, entre outros. Ainda este ano, em agosto, foram lançadas as primeiras turmas no exterior, com aulas na China e Tailândia e voltada para brasileiros que moram na Ásia.

Atualmente, Thiago Silva é aluno da Licença B, que é o segundo estágio na formação de técnicos. Entre os estágios estão: Licença C, B, A e PRO. As duas primeiras condicionam o profissional a trabalhar em categorias de base. Portanto, essa é a atual capacitação do zagueiro do Chelsea e da Seleção Brasileira. Todavia, a intenção é atingir os níveis mais altos, como declarou para o site da CBF.

“Eu tenho o conhecimento da prática, por estar ali dentro, e um pouco do teórico, até porque gosto de ver e analisar futebol nas horas vagas, mas eu tenho a consciência de que estou longe de saber tudo. Com as aulas, as palestras, você vai acumulando conhecimento para usar lá na frente. Minha ideia é completar todas as Licenças, até porque se for para eu continuar no futebol é ali que eu me vejo, como um auxiliar ou como técnico principal.” – Thiago Silva para o site da CBF.

De zagueiro para aluno

O QUE O ZAGUEIRO DO SEU TIME FAZ NAS HORAS VAGAS ?

Essas imagens são dos stories da esposa do zagueiro Thiago Silva,…

Publicado por PlayMaker Sports Brasil em Sábado, 21 de novembro de 2020

Sempre aplicado dentro de campo, Thiago Silva não é diferente fora dele. Inclusive, precisou conciliar mais do que nunca sua agenda. Pois vale lembrar, ele ainda não se aposentou e está jogando em alto rendimento. Líder no Chelsea e na Seleção Brasileira, o zagueiro acabou, de certa forma, se dando bem com o EAD. Isso porque com a pandemia do novo coronavírus, as aulas da CBF migraram para o formato online. Com isso, ficou mais fácil.

“Esse formato tem funcionado perfeitamente para mim, até porque eu ainda estou na ativa, então ficaria difícil se fosse de outra maneira. Assim eu consigo aproveitar minha folga para assistir uma aula ou adiantar um trabalho. Quando chegar o momento da aula presencial, vou ter que abdicar de alguns dias das minhas férias, que é o período disponível para isso, mas será por uma boa causa.” – analisou Thiago Silva.

Com uma carreira vitoriosa e com passagens por diferentes clubes do Brasil e da Europa, o zagueiro têm bons exemplos a seguir. Entre os técnicos que o comandou durante sua carreira, ele diz ter aprendido com todos. Mas em especial, técnicos importantes em sua formação e que valorizam o lado humano do atleta.

“Com alguns técnicos com quem trabalhei eu vi como não fazer, seja na gestão de pessoas ou no trabalho tático. Mas também conheci muita gente boa. Não posso deixar de citar alguns treinadores do meu início de carreira, como o Ivo Wortman, o Oswaldo de Oliveira e Renato Gaúcho. No entanto, se eu for eleger três profissionais que mais me inspiram dos que trabalhei até hoje, eu diria o Tite, o Ancelotti e o Tuchel. Sobre o Tite e o Ancelotti, é quase impossível gostar de um e não gostar do outro, porque eles são muito parecidos. Os três entendem muito de futebol, mas se destacam pelo lado humano.” – explicou.

Thiago Silva treinador

Thiago Silva, aluno da CBF Academy. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF
Thiago Silva, aluno da CBF Academy. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Matérias Recomendadas:

A carreira de Thiago Silva já foi bem vitoriosa como jogador. Entretanto, ela ainda não acabou. Em 20 anos de carreira, o zagueiro conquistou diversos títulos nacionais pelos clubes por onde passou, como: Fluminense, Milan e PSG. Pela Seleção Brasileira, disputou três Copas do Mundo, conquistou uma Copa das Confederações e uma Copa América. Contudo, enquanto joga em alto nível, ele pretende conquistar mais títulos. Inclusive, sonha disputar a próxima Copa do Mundo.

Ainda é cedo, mas daqui a alguns anos, veremos o início da carreira de um novo profissional. Se conquistar metade dos títulos que possui como jogador, já terá grandes conquistas. Ainda assim, Thiago Silva terá muita experiência pela frente. E que elas sirvam para desenvolve-lo ainda mais como treinador.

“Você precisa estar preparado para quando a oportunidade surgir e é isso que eu vou fazer nos próximos anos. Uma coisa é certa, e a quarentena só confirmou isso para mim: quando eu parar de jogar não vai dar para ficar em casa o dia todo. Minha esposa não vai aguentar”. – encerrou aos risos de quem ainda tem a energia de um garoto.

O QUE O ZAGUEIRO DO SEU TIME FAZ NAS HORAS VAGAS ?

Essas imagens são dos stories da esposa do zagueiro Thiago Silva,…

Publicado por PlayMaker Sports Brasil em Sábado, 21 de novembro de 2020

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments