Planejamento de carreira.
Futebol, Futebol Nacional

82% dos atletas não têm planejamento de carreira, aponta levantamento inédito no Brasil

Daniel Dutra
Siga-me

Dados levantados pela Soul Brasil Esportes sobre o planejamento de carreira, levaram em conta aspectos da vida dos atletas como: cuidados psicológicos, educacionais e nutricionais. Planejamento financeiro é problema para mais de 80% deles.


Um levantamento inédito da sportech Soul Brasil Esportes ouviu 476 atletas em um levantamento inédito do ramo no Brasil para fazer um diagnóstico de como é a vida de quem vive, ou quer viver do esporte no país. Os dados revelaram que 82% deles possuem um planejamento de carreira considerado entre médio e ruim, o que pode impactar diretamente em abandono precoce de uma carreira que poderia ter sido de sucesso.

Segundo o IBGE, cerca de 244 mil brasileiros participam de competições esportivas, todos com um mesmo objetivo: construir uma trajetória de sucesso dentro do esporte. Mas enquanto sobram disciplina e treino para um atleta alcançar uma ótima performance na prática de sua modalidade, faltam conhecimento e suporte para conseguir um bom desempenho em outros aspectos de sua caminhada esportiva.

Os números

Números apontam um péssimo planejamento de carreira dos atletas brasileiros.

Quando o item observado tem a ver com finanças, 83% avaliam seus desempenhos entre médio e ruim. Outro índice que recebe uma autoavaliação negativa por parte de esportistas brasileiros diz respeito ao cuidado nutricional. Os planos alimentares desse público foi avaliado como médio para ruim por 80% dos que responderam a pesquisa. Os atletas também analisaram suas formações educacionais. Onde 77% admitem que seus estudos estavam entre médio e ruim. Já a gestão da própria imagem houve uma percepção de que ela está entre os níveis médio e ruim para 64% deles.

Outro sinal que merece atenção foi o cuidado psicológico avaliado como insuficiente (médio a ruim) para 68% de toda a base consultada. Esse tema é uma das discussões constantes que a PressFut costuma levantar. Conversando com profissionais da área, entrevistamos Paulo Ribeiro, precursor da psicologia do esporte no Brasil. Ele começou no Vasco, trabalhou 22 anos no Flamengo, e atualmente está no Botafogo. Para a PressFut, ele falou sobre o trabalho do psicólogo do esporte e a importância desse profissional para os atletas.

Os 476 atletas do levantamento da Soul Brasil Esportes representam praticantes de 36 modalidades. Destes, 82% concentram-se em 5 modalidades principais: futebol, basquete, futebol americano e futsal. A faixa etária predominante foi entre 14 e 18 anos (46%), seguindo de 18 e 35 anos (44%) e mais de 35 anos (10%).

Planejamento de carreira: um longo caminho

Ex-judoca Maria Teresa ajuda no planejamento de carreira dos atletas.
A ex-judoca Maria Teresa é cofundadora da Soul Brasil Esportes, startup que já orienta cerca de 500 atletas de 32 modalidades diferentes.

De acordo com Maria Teresa Publio Dias, confundadora e COO da Soul Brasil Esportes, todos esses dados comprovam que a base do esporte brasileiro tem um caminho longo pela frente.

“É compreensível as dificuldades que entidades e clubes enfrentam ao tentar prover as melhores ferramentas para os atletas. Por isso que a Soul Brasil Esportes incentiva a autogestão da carreira do atleta”, afirma a empreendedora. “Com as soluções desenvolvidas até agora e o que vem pela frente, daremos a oportunidade que o atleta tenha conhecimento sobre sua carreira e busque as melhores ferramentas para o seu desenvolvimento”.

Concluindo que falta um planejamento de carreira para que um atleta no Brasil consiga viver do próprio esporte, a Soul Brasil Esportes organizou uma iniciativa que contempla todos os aspectos indicados como falhos em seu levantamento. Com isso, mapeou sete pilares fundamentais para o chamado Desenvolvimento 360° de um esportista: planejamento de carreira, preparação física, apoio pedagógico, apoio psicológico, marketing & branding, planejamento financeiro e apoio nutricional. Foi baseado neste aprendizado que a Soul Brasil Esportes oferece na sua plataforma um diagnóstico completo do momento profissional vivido pelo atleta. Esta radiografia da sua carreira dá subsídios para que conduza melhor seus próximos passos profissionais.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments