Série C 2021
Futebol, Futebol Nacional

Série D premia equipes novas e com estrutura para ficar

Cleyton Santos
Siga-me

Foram definidas as quatro equipes que vão subir para a Série C 2021 do Campeonato Brasileiro, e existem duas formas de ver o que Altos, Floresta, Grêmio Novorizontino e Mirassol fizeram.


A primeira é no que diz respeito a idade dos clubes no profissionalismo.

Das quatro equipes que subiram, ao menos três tem menos de 15 anos de história no futebol profissional. Apenas o Mirassol não possui este tempo, pois é um clube de 95 anos de idade.

Por mais que, no caso do Grêmio Novorizontino, isso tenha ocorrido necessariamente por conta da falência do tradicional GEN (Grêmio Esportivo Novorizontino) e que uma parte da estrutura do time falido fora repassada para a atual equipe, lembremos que o time teve que sair do zero na dura pirâmide do futebol paulista, subindo da quarta para a primeira divisão em apenas quatro anos, notável para um clube novo. Tudo graças também a paixão de seu torcedor, que abraçou o novo time, desde o começo.

O Altos teve como destaque Betinho, responsável pelo gol do título do Palmeiras na Copa do Brasil de 2012 (Crédito: Luiz Jr.)

O Altos também é uma equipe nova, possui apenas sete anos no profissionalismo surgiu em 2013, mas o sucesso também fora meteórico: Em 2016, já estava na primeira divisão piauiense, e em 2017, já estava nas principais competições do País: Na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. O time já tem dois títulos estaduais, em 2017 e 2018.

No caso do Floresta, era uma equipe tradicional do futebol amador de Fortaleza, mas que virou profissional apenas em 2015.

O time também escalou a pirâmide de divisões cearense de forma meteórica, ao ponto de já estar na elite em 2018.

Estrutura é ponto forte em quase todos

Outro ponto que é parecido em quase todos os times é a questão da infraestrutura, que se mostra cada vez mais importante nesse tipo de competição.

Começando pelo Grêmio Novorizontino, ele utiliza o Estádio Jorge Ismael de Biasi e possui ótima estrutura de treinamentos, seja para o time principal, como também para as categorias de base.

Além disso, conseguiu outros feitos, como conseguir se creditar como Clube Formador na CBF.

Outro ponto forte no clube é a continuidade de trabalho, já que Roberto Fonseca está no clube desde 2019, cujo contrato termina no fim do Paulistão de 2021, só deve ser renovado até o fim de 2021, por conta da Série C.

Clube criado após a falência do GEN conquista voos altos em 2021 (Crédito da Foto: Maria Paula Laguna/Grêmio Novorizontino)

Mirassol: Infraestrutura e técnico de Série A

O Mirassol apostou na sua infraestrutura para alçar voos bem maiores nos próximos anos. O time, que já é bem conhecido por conta do número de patrocínios na camisa, acabou construindo um CT de primeira linha e o inaugurando em 2019. Um investimento de cerca de R$6 milhões.

E com que dinheiro? Com o de um percentual da transferência de Luiz Araújo do São Paulo para o Lille-FRA.

Isso, mais uma estratégia de parcerias bem calcada, com investimentos sem extrapolar a curva de lucros e dividendos faz o Mirassol um dos clubes mais sustentáveis do Estado de São Paulo.

Prova disso é que essa sustentabilidade fez o clube apostar, por exemplo, em um treinador que até pouco tempo atrás, treinava ninguém menos que o Palmeiras. Eduardo Baptista assumiu o comando da equipe, e foi um fator decisivo, sobretudo nos dois jogos contra a Aparecidense, quando as alterações que ele promoveu – sobretudo a entrada de Lucas Silva – ajudaram a equipe na conquista da vaga.

Trabalho de Eduardo Baptista foi um dos fatores-chave ao acesso (Crédito da Foto: Divulgação/Mirassol)

Floresta: Do amadorismo para a Série C 2021

E em relação ao Floresta, ele já possuía um terreno de 65 mil metros quadrados, que foi todo reformado, com a profissionalização da equipe – antes, apenas o estádio era todo cercado, o que possibilitou invasões de sem-terra; o grande motivo da profissionalização foi justamente uma invasão.

Com isso, o clube pôde se estabilizar como uma quarta força na cidade de Fortaleza – atrás de Ceará, Fortaleza e Ferroviário, com o adendo que agora, irá disputar a mesma divisão que o Ferrim – e vai se aperfeiçoando no que diz respeito a categorias de base.

Floresta se junta a Guarany de Sobral e Ferroviário como times que subiram da Série D pra C (Crédito da foto: Lucas Catrib/SVM)

Quer um exemplo disso? O time está na decisão do Campeonato Cearense sub-17 de 2020, onde enfrenta o Fortaleza.

A conquista da vaga para a Série C, pois o clube acabou sendo rebaixado para a segunda divisão estadual em 2020, o que dará uma estabilidade de, pelo menos, dois anos com calendário nacional.

Outro destaque é o comando de Leston Júnior, que chegou a comandar o Santa Cruz, e que conquista seu segundo acesso em divisões nacionais, já que foi responsável pelo acesso do Tupi em 2015, batendo o ASA-AL nas quartas de final.

Série C 2021
Floresta possui CT de 65 m² no bairro de Vila Manoel Satiro (Crédito da Foto: Divulgação/Floresta)

O feito se amplifica se pensarmos que seu adversário foi o tradicional América-RN que, em 2007, esteve na Série A do Campeonato Brasileiro.

No caso, a equipe cearense venceu o jogo de ida por 2 a 0 no Castelão e empatando por 1 a 1 na Arena das Dunas, com muita aplicação tática.

Altos: Ultraofensividade faz time do Piauí ser o melhor da Série D

E há de se destacar o Altos que, se não é conhecida uma estrutura invejável, ele compensa com um futebol ultraofensivo. Não é a toa, é a melhor campanha da Série D, com o melhor ataque, sob o comando de Fernando Tonet, e com o atacante Betinho (autor do gol do título do Palmeiras na Copa do Brasil de 2012) sendo referência.

Altos.

Floresta.

Grêmio Novorizontino.

Mirassol.

Cada um com sua história, seu caminho, seu crescimento.

Quatro clubes que tem um bom potencial para, não somente sobreviver na Série C, mas de ir bem além disso.

Cleyton Santos

Jornalista, 32 anos. Paulistano, com passagens em rádio, internet e TV.
Ler todas as publicações de Cleyton Santos
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments