Clubes de futebol precisam aparecer
Futebol

Clubes de futebol precisam aparecer para os torcedores

Akira Alex
Siga-me

Com as redes sociais e a tecnologia em alta, os clubes de futebol precisam criar soluções para atrair os torcedores e aparecer além da televisão.


Cada vez mais, os torcedores procuram conteúdos além dos 90 minutos de uma partida, como vídeos de bastidores e estatísticas dos jogadores. Para isso, estar por dentro das novas tecnologias tem se tornado obrigação nos clubes profissionais.

De acordo com levantamento da European Club Association (ECA), em que entrevistou mais de 14 mil torcedores de sete países diferentes, 70% afirmou buscar notícias referentes aos clubes de coração em sites ou aplicativos esportivos. Ou seja, as pessoas gostam de acompanhar além das partidas tradicionais que passam na TV. De acordo com o ex-vice-presidente de jornalismo e produção da ESPN Brasil, João Palomino, em entrevista ao UOL, os torcedores precisam se sentir pertencendo a algo e estar incluídos no dia a dia do clube.

“Dar informações sobre equipamentos, equipes e atletas em segunda, terceira tela, é uma forma de cativar.”

Ainda de acordo com o relatório, 65% dos brasileiros acham que os times deveriam investir melhor na produção de conteúdos digitais, como analisou João Palomino. Com o avanço da tecnologia e com o mundo cada vez mais conectado, essa necessidade de mais informação sobre clube é justificável.

Medida Provisória abriu os olhos para fora da televisão

Em junho de 2020, o Governo criou a polêmica “MP do Mandante“, onde se mudavam as regras sobre os direitos das transmissões das partidas de futebol. Nela, os direitos de exibição pertenciam exclusivamente ao clube mandante.

“A forma como a MP foi elaborada é questionável, mas abre uma série de alternativas relevantes, uma vez que a chance de apenas um player travar o mercado, como já aconteceu, diminui”, diz Lucas de Paula, consultor da “OutField Consulting” ao site UOL.

Em outubro, a MP caducou, pois o Congresso Nacional não a colocou para votação. Porém, deixou uma herança: revolucionou as transmissões. Hoje, mais canais abertos colocaram o futebol na grade horária, canais de internet dos clubes conquistaram maior liberdade, além, é claro, das plataformas de streaming. Em resumo, há oportunidades. Agora, os clubes de futebol precisam aparecer e atrair de forma criativa os torcedores.

Akira Alex

Jornalista formado e pós-graduado em Jornalismo Digital. Atualmente é repórter no portal de notícias Metrópoles e redator em uma agência de publicidade. Possui experiências em assessoria de comunicação (Eletronorte); redação, rádio e televisão (Câmara dos Deputados). Também é graduado em educação física, com intercâmbio acadêmico na área do desporto na Universidade do Porto (UP), em Portugal, e é pós-graduado em Gestão do Esporte.
Ler todas as publicações de Akira Alex
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments