- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
- Fernanda Maia: a mulher no jornalismo esportivo e os desafios enfrentados por elas Jornalista é apresentadora do SBT Sports Rio e locutora do Estádio Nilton Santos desde 2019 - 3 de julho de 2024
Os três últimos colocados do Brasileirão Série A de 2020 são os mais próximos de voltar para a elite em 2022. Enquanto o Vasco – último time a cair – vai se complicando na competição, Coritiba, Goiás e Botafogo vão se despedindo aos poucos da Série B 2021.
Com o segundo turno do campeonato brasileiro em curso, a classificação da Série B 2021 vem sendo definida. Tratada como “a maior Série B de todos os tempos”, a competição parece querer ficar com alguns dos gigantes do nosso futebol. Entretanto, algumas dessas equipes tradicionais estão encaminhando bem seus futuros.
Após três vitórias seguidas, o Coritiba manteve a liderança do campeonato. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, as chances de classificação do Coxa para a Série A subiram para 97%. Isso porque, a equipe soma 48 pontos, 10 à frente do quinto colocado. Ainda de acordo com o matemático, a equipe está a só 16 pontos do “número mágico” para subir de divisão.
Segundo os cálculos do matemático Tristão Garcia, o “número mágico” para o acesso na temporada é 64 pontos. Três pontos a mais do que em 2020, quando Cuiabá e Juventude subiram com 61 pontos em terceiro e quarto lugar respectivamente.
Leia mais:
- Pioneiros: quem são os times mais velhos do Brasil?
- Copa do Mundo no Catar e a importância de se discutir essa tragédia
Quem segue o líder na Série B 2021?
Ainda é cedo para definir o campeão, contudo, podemos falar sobre os outros candidatos ao acesso. Na cola do Coritiba, aparece o Goiás, vice-líder da Série B 2021. O esmeraldino tem 88% de chances de voltar para a Série A. Logo em seguida, aparece o Botafogo, um dos três considerados gigantes do futebol brasileiro na Série B. A equipe alvinegra briga com o Goiás na tabela e aparece com 86% de chances de acesso.
Daí em diante, fica tudo mais imprevisível e a quarta vaga indefinida. O mais próximo dessas equipes, é o CRB, atual quarto colocado, com 50% de chances. Em quinto, vem o Guarani, com mais uma queda brusca nas chances: 24%. Com 38 pontos na tabela, o Bugre possui 10 pontos a menos do que o líder Coritiba.
Mas e o Vasco e o Cruzeiro? Ainda há chances? Ainda é possível, mas completamente difícil. A chance de acesso do Vasco da Gama é de apenas 3%. O atual nono colocado é o décimo primeiro time da lista do matemático Tristão Garcia. Enquanto o Cruzeiro, décimo terceiro da lista e da Série B também, tem apenas 1% de chance.
Confira a tabela completa:
- Coritiba: 97%
- Goiás: 88%
- Botafogo: 86%
- CRB: 50%
- Guarani: 24%
- Avaí: 20%
- Sampaio Corrêa: 11%
- Náutico: 7%
- Operário: 6%
- Remo: 4%
- Vasco: 3%
- CSA: 3%
- Cruzeiro: 1%