Botafogo está em fase de transição. Crédito: Vitor Silva/SS Press/Botafogo
Futebol, Futebol Nacional

Pré-Temporada: Botafogo está em fase de transição

Daniel Dutra
Siga-me

A temporada 2020 começou e, no alvinegro carioca, as coisas andam diferentes. O Botafogo está em fase de transição e aposta em jovens atletas para montar uma equipe barata enquanto termina um projeto para atrair investidores.


Com dificuldades financeiras, o Botafogo começa a temporada com uma redução de R$2M na folha salarial em relação ao último ano. Tentando amenizar as crises enquanto monta um case de sociedade específica, o clube de General Severiano espera ter uma folha que não passe muito de R$1M. Vendendo apenas o Ezequiel na janela de transferências, o alvinegro ganhou ajuda financeira com a negociação de Matheus Fernandes do Palmeiras para o Barcelona por ter 25% do jovem atleta revelado em sua base. Mas como é de costume, esse dinheiro nem chegará a ser usado, pois servirá para pagar dívidas.

Enquanto isso, o elenco faz sua pré-temporada em Domingos Martins, no Espírito Santo. Com pouco tempo de preparação, jogará as duas primeiras rodadas da Taça Guanabara com o time mesclado entre profissionais e Sub-20. Diferente de outros clubes como o Fluminense, o alvinegro aposta em jovens jogadores para formar uma equipe mais leve.

A comissão técnica planeja um time mais intenso, diferente da lentidão que marcou o ano de 2019. Pensando nisso, o clube contratou 10 jogadores nos quais apenas um tem mais de 30 anos. Segundo Montenegro, as negociações já se encerraram e o Botafogo não contratará mais ninguém para o Campeonato Carioca. Só mudarão de ideia caso alguém saia.

O mercado alvinegro

Lecaros faz parte da transição do Botafogo. Crédito: Vitor Silva/Botafogo
Lecaros foi contratado em 2019 como o primeiro reforço para a temporada. Crédito: Vitor Silva/Botafogo

Os reforços alvinegros vão sendo apresentados aos poucos, inclusive, alguns como Warley ainda nem chegaram no clube. Foram contratados: Lecaros (ponta), Pedro Raul (atacante), Thiaguinho (volante), Ruan Renato (zagueiro), Guilherme Santos (lateral-esquerdo), Luiz Otávio (volante), Bruno Nazário (meia), Barrandeguy (lateral-direito), Warley (lateral-direito/ponta) e Danilo Barcelos (lateral-esquerdo). No vai e vem do mercado, jogadores como Diego Souza, Ezequiel, Gilson e Yuri deixaram o clube. Retornam de empréstimo o volante Fernandes e o goleiro Saulo.

Algumas contratações deixam a torcida com pulga atrás da orelha. O recrutamento de Lecaros não se explica nem por análise quantitativa nem por análise qualitativa. Com 2 gols e 3 assistências na carreira, o jogador de 20 anos é simplesmente uma aposta contratada por um preço barato. O peruano chega a dar a impressão de ser mais um lateral-esquerdo do que um ponta. A confiança nele se dá por sua passagem na seleção de base peruana, mas sabemos que isso não quer dizer absolutamente nada.

Já o meia de criação, posição carente no Botafogo, enfim foi contratado. Bruno Nazário chega por empréstimo de 1 ano junto ao Hoffenheim da Alemanha. Nessa contratação já é possível encontrar uma pequena expectativa, até pelo que ele vem apresentando nos treinos da pré-temporada. O jovem de 24 anos tem qualidade, mas ainda não conseguiu se firmar em nenhum clube além do Guarani, onde jogou em 2017. Entre os motivos, as lesões. No ano passado, ele atuou pelo Athletico Paranaense. Felizmente, seu rendimento tem aumentado nos últimos anos. Jogou com frequência pelo CAP, dando assistências e sendo importante no elenco rubro-negro. Agora, a expectativa é que ele viva seu auge no Botafogo.

Em meio as mudanças, o clube abaixa a média de idade e tenta respirar um pouco melhor financeiramente. Ainda não se sabe se o alvinegro receberá investimentos já no meio da temporada e nem mesmo no ano. Enquanto isso, o elenco disponível precisará mostrar serviço pelo menos fazendo campeonatos dignos, dentro da limitação enfrentada pelo clube. Todos estão cientes que o Botafogo está em fase de transição, por isso, toda paciência é necessária.

As mudanças de Valentim

Durante a pré-temporada, o técnico Alberto Valentim parece querer realmente mudar seu estilo de jogo ou, pelo menos, se livrar do estereótipo de ligação direta. Aproveitando a jovialidade que pediu para ganhar intensidade, os treinos do time foram repletos de atividades para melhorar a saída de bola em pressão. Entretanto, no primeiro jogo-treino do ano contra o Estrela do Norte, a equipe perdeu de 1 x 0. Dominou o jogo com posse de bola mas com pouca efetividade. Parece que os problemas ainda não mudaram muito.

Mesmo com o começo da Taça Guanabara, a equipe principal ainda terá mais tempo para treinar e fazer amistosos de preparação. Não dá para saber se os erros serão corrigidos nesse período, mas Valentim está tentando. Infelizmente, com muitas dificuldades.

Para a estreia da Taça Guanabara contra o Volta Redonda, o Botafogo vai a campo com: Cavalieri, Fernandes, Kanu, Sousa, Lucas Barros; Bochecha, Luiz Otávio, Caio Alexandre; Lucas Campos, Igor Cássio e Vinícius Tanque. O auxiliar Bruno Lazaroni será o técnico.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments