Fluminense aposta em medalhões. Crédito: Lucas Merçon/FFC
Futebol, Futebol Nacional

Pré-Temporada: Fluminense aposta em medalhões e se movimenta no mercado

Daniel Dutra
Siga-me

Tentando melhorar o desempenho nas competições, o Fluminense aposta em medalhões e se movimenta no mercado. Aproveitando a queda do preço de alguns jogadores, o clube tenta formar uma equipe experiente e de qualidade. Resta saber se a diretoria conseguirá sustentar esses investimentos.


A temporada 2020 começou movimentada no Fluminense. Após lutar contra o rebaixamento no ano passado, a diretoria tricolor aposta em jogadores mais experientes para mesclar aos meninos já integrados da base. Enquanto faz sua pré-temporada no Rio, o clube corre contra o tempo para inscrever os novos reforços, que em maioria, não jogarão na estréia do time na temporada.

A meta do clube nesse ano é ter um desempenho mais tranquilo, sem passar novamente pelo sufoco da luta contra o rebaixamento. Mantendo um futebol simples, se classificar novamente para a Sul-americana pelo campeonato brasileiro é a opção mais viável. Entretanto, como já disputará a competição nessa temporada, é importante dividir bem o planejamento entre as competições.

No mercado, pode-se dizer que as contratações do Fluminense estão entre regulares e boas. Sem muito dinheiro, contratar jogadores por empréstimo é a opção mais fácil.

Fluminense aposta em medalhões

HudsonCrédito: Lucas Merçon/FFC
Hudson é uma das boas apostas do Fluminense para a temporada. Crédito: Lucas Merçon/FFC

O Fluminense é o segundo time carioca que mais se reforçou até agora, atrás apenas do Botafogo. Após alguns anos usando majoritariamente a base, o clube aposta dessa vez em jogadores mais experientes e, aproveitando o rebaixamento do Cruzeiro, conseguiu alguns a preços mais acessíveis. Do time mineiro chegaram: o lateral-esquerdo Egídio, para substituir Caio Henrique que foi para o Grêmio, e Henrique, volante e ex-capitão do time celeste. Podemos citar ainda o volante Húdson, emprestado pelo São Paulo mas que atuou na equipe mineira em 2017.

Ainda sobre negócios com o Cruzeiro, a diretoria tricolor espera realizar um desejo da torcida: a volta do ídolo Fred. A negociação existe entre as partes, mais ainda não há indícios firmes de que o centroavante volte para o Rio de Janeiro. Enquanto isso, tentando ocupar as vagas deixadas por jogadores como Yony González, o Fluminense trouxe o jovem atacante Fernando Pacheco, do Sporting Cristal e Michel Araújo, uruguaio do Racing. Pacheco, de 20 anos, só será apresentado em fevereiro, quando voltar do Pré-olímpico que disputará com a seleção peruana.

Somando as saídas (vendas, empréstimos e dispensas), o Fluminense perdeu 13 jogadores. Enquanto isso, trouxe 7 substitutos até agora. Não necessariamente o clube irá repor na mesma quantidade, até porque, com a chegada de atletas mais rodados, o teto salarial será maior nessa temporada. As mudanças foram as seguintes:

Chegaram: Egídio, Henrique, Húdson, Fernando Pacheco, Caio Paulista, Felippe Cardoso e Michel Araújo.

*Vale lembrar ainda, que a diretoria comprou 50% do lateral Gilberto, 60% do zagueiro Nino e renovou o empréstimo do Evanilson até 2021. Renovou também o contrato com o volante Yuri. Voltam de empréstimo: Robinho e Matheus Alessandro.

Saíram: Allan, Caio Henrique, João Pedro, Yony González, Daniel, Caio, Zé Ricardo, Lucão, Agenor, Airton, Brenner, Ewandro e Guilherme.

*Voltaram de empréstimo mas não permanecerão: Lucas Fernandes, Orejuela e Reginaldo.

Entre essas mudanças, uma opção da diretoria irritou bastante a torcida tricolor. O clube não renovou o contrato do jovem meia Daniel, que acabou indo para o Bahia. Enquanto isso, manteve Nenê, com idade avançada e rendimento abaixo. Mesmo assim, o planejamento parece ter evoluído, só nos resta saber se o clube conseguirá manter as despesas do elenco.

O Fluminense estréia sua temporada neste domingo contra a Cabofriense, ainda sem a maioria de seus reforços.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments