Pelé goleiro.
Futebol, Futebol Nacional

Pelé: o goleiro clean sheet

Daniel Dutra
Siga-me

Goleiro machucado e até evitar o milésimo gol. Tudo foi usado como desculpa para Pelé agarrar um pouquinho. Pelé goleiro foi muito mais que uma ficção. Portanto, foi lendário.


No livro infantojuvenil “Uma história de futebol”, é contada a história de um campeonato de bairro. Durante uma das edições, o goleiro de um time se machucou no final. Surgiu então, um tal de Edson para seu lugar. Contudo, a identidade seria revelada apenas no final. Era Pelé. O rei.

Lendo essa pequena história, parece algo fora da realidade. Entretanto, Pelé realmente já jogou como goleiro. E não foi apenas pelo time de seu bairro. Pelé já agarrou em amistosos, Campeonato Paulista e Taça Brasil. Seu filho Edson, ex-goleiro do Santos, teve a quem puxar.

Mais do que lendário para os torcedores da época, acompanhar Pelé no gol era sentir a segurança de suas atuações. Em todas as oportunidades, não sofreu nenhum gol. Saiu com clean sheets em todos os jogos. Entre esses jogos, foram quatro registrados no total.

Jogos de Pelé como goleiro

Pelé goleiro.

Matérias recomendadas:

Santos 4 a 2 Comercial (Paulistão 1959)

Contra o Comercial, Lalá, goleiro do Santos em 1959, se machucou aos 19 minutos do segundo tempo. Na época, ainda não se permitia substituições. Quando o goleiro se machucava, era preciso trocá-lo por algum jogador de linha. Começou então, a “carreira profissional” de Pelé como goleiro. O atacante costumava brincar de goleiro nos treinos, então, ele se ofereceu para agarrar.

Santos 4 a 3 Grêmio (Taça Brasil 1964)

A segunda oportunidade foi a de maior responsabilidade. Semifinal da Taça Brasil contra o Grêmio. Jogo disputado e sendo resolvido pelo próprio Pelé. Todavia, quanto o goleiro Gylmar foi expulso, Pelé já tinha marcado 3 gols. Com o jogo no final, aos 41 do segundo tempo, Pelé foi para o gol.

Santos 3 a 0 Botafogo-PB (Amistoso 1969)

O terceiro registro foi para evitar o milésimo gol. Isso mesmo. O gol 999 saiu durante um amistoso na Paraíba. Entretanto, Pelé não queria marcar o gol mil longe de casa. Com isso, ele foi para o gol. Cinco dias depois, o milésimo gol saiu no Maracanã, contra o Vasco.

Santos 4 a 0 Baltimore Bays (Amistoso 1973)

O último registro, foi em 1973. Durante um amistoso do Santos nos Estados Unidos. Assim como nos outros jogos, Pelé não sofreu gol. Portanto, podemos dizer que o rei foi um goleiro clean sheet.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments