Clássico de Berlin.
Futebol, Futebol Internacional

Hertha vs Union: o curioso clássico de Berlin

Daniel Dutra
Siga-me

Com gols apenas no segundo tempo, o clássico de Berlin fez jus ao equilíbrio que acompanha os jogos entre Hertha e Union. O Hertha Berlin empatou o histórico dos jogos com uma goleada em cima do rival. Destaque para o brasileiro Matheus Cunha, que marcou seu quarto gol em quatro jogos.


Nessa sexta-feira (22), um clássico agitou a 27º rodada da Bundesliga. O segundo derby de Berlim da temporada teve chuva de gols, terminando em 4 a 0 para o Hertha. No 1º turno, o Union Berlin não sentiu a pressão e venceu por 1 a 0 no An der Alten Försterei. Mas o que talvez você não saiba, é que a rivalidade entre Hertha Berlin e Union Berlin é bem recente. As equipes só se enfrentaram seis vezes, e a atual temporada, foi a primeira vez em que se enfrentaram na elite do futebol alemão.

O motivo dessa raridade tem a ver com o muro de Berlin. Logo na sua fundação, o Hertha Berlin fez sucesso como um dos melhores times da Alemanha. Entretanto, com o 3º Reich e a construção do muro de Berlin, grande parte da torcida e até alguns jogadores ficaram no lado oposto, o lado oriental, dividindo o clube e fazendo ele perder força. A equipe disputou apenas Ligas Regionais até 1949. Mas foi efetivamente em 1963, com a criação da Bundesliga, que o clube mesmo com dificuldades, voltou a ganhar um título importante. Foi campeão do Campeonato Alemão, 2x vice campeão da Copa da Alemanha e chegou a uma semifinal da Copa da UEFA.

Do outro lado do muro, em 1966, surgiu o Union Berlin. Aproveitando os descontentes com o regime, o clube captou grande parte da torcida do lado oriental. Todavia, o Dynamo Berlin, time da Stasi, era quem dominava o futebol do local na época, levantando 10 troféus da Copa da Alemanha Oriental seguidos. Ainda assim, o Union conseguiu um título da Copa e se tornou o clube mais popular da Alemanha Oriental.

O clássico de Berlin

Clássico de Berlin.
O amistoso de 1990 foi o primeiro jogo do clássico de Berlin entre Hertha e Union.

Durante muito tempo, as equipes viveram fases bem ruins, inclusive depois da reunificação de Berlin. O Hertha, que já havia conquistado o Campeonato Alemão, foi rebaixado e só conseguiu voltar para a primeira divisão em 1999. Já o Union, clube menos tradicional, ficou sem conseguir resultados expressivos. O único foi em 2001, com o vice da Copa da Alemanha. Mas um pouco antes desses feitos, aconteceu o primeiro clássico entre as equipes, em 1990, no ano seguinte da queda do muro de Berlin, em um amistoso de comemoração.

O lema Hertha und Union, eine Nation (uma nação) marcou o jogo que levou 50 mil torcedores ao estádio. Felizmente, a frase não ficou só no papel, pois até hoje, o clima amistoso continua. O facilitador dessa questão foi a diferença entre os clubes. Enquanto o Union Berlin continuou na segunda divisão, o Hertha se restabeleceu na elite. Isso, pelo menos, até a temporada 2010/2011, quando o Hertha jogou a segundona novamente. Enfim estreando o clássico oficialmente, o Union empatou dentro de casa e venceu em pleno Olympiastadion, estádio do Hertha.

Dois anos depois, o Hertha foi novamente rebaixado e o encontro voltou a acontecer. Dessa vez, o clima já foi bem mais pegado e a ordem mudou. No Olympiastadion, um empate em 2 a 2, na casa do Union, vitória do Hertha. Christopher Quiring, jogador do Union nascido na Alemanha, disse que teve vontade de vomitar ao ver os “wessies (apelido depreciativo dos alemães orientais para os ocidentais usado no período da guerra) comemorarem vitória na casa do Union. Com isso, a vontade de novos clássicos cresceu entre as equipes.

Berlin na elite

Matérias Relacionadas:

Na última temporada, o Union Berlin conseguiu pela primeira vez em sua história, o acesso para a primeira divisão Alemã. Ao encontrar o Hertha Berlin, novamente consolidado, o clima amistoso parece ter acabado, pelo menos dentro de campo. Como citado no início, o Union venceu a partida do primeiro turno em um grande clima de rivalidade. Ontem, foi a vez do Hertha Berlin vencer o clássico sem torcida por 4 a 0.

Em raros 6 jogos, foram duas vitória do Union Berlin, dois empates e duas vitória do Hertha Berlin. Um clássico completamente equilibrado até o momento. Felizmente, para quem quiser continuar acompanhando, as chances de novos clássicos na próxima temporada são grandes. As equipes estão praticamente juntas na tabela da Bundesliga e não são tão candidatas ao rebaixamento.

Ao que tudo indica, teremos mais clássicos de Berlin na próxima temporada. Portanto, presenciaremos a evolução dessa história. Veremos até que ponto a rivalidade criada na última década pode interferir no clima amistoso das equipes e se alguém largará na frente da disputa por vitórias.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments