- Bruno Uvini projeta duelo com o Botafogo Após triunfo sobre Criciúma, Bruno Uvini comenta retorno aos gramados em dia de aniversário do filho - 9 de julho de 2024
- Eurocopa: Espanha e Inglaterra são as favoritas para fazer a final do torneio Segundo a análise da Betfair, Espanha entra em campo com 52% de favoritismo contra a França; Inglaterra tem 56% de chances de vitória contra a Holanda - 8 de julho de 2024
- Dorival Júnior analisa confronto contra a Colômbia, pela Copa América Brasil decide nesta terça-feira (2) a liderança do grupo na Copa América - 1 de julho de 2024
Destaque do Atlético-MG, lateral Arana foi chamado para as partidas contra Coreia do Sul e Japão nos dias 2 e 6 de junho, em Seul e Tóquio, respectivamente.
A quarta-feira (11) começou com mais uma excelente notícia para o lateral-esquerdo Guilherme Arana. O jogador do Atlético-MG foi, novamente, chamado pelo técnico Tite para defender a Seleção Brasileira nos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo, contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 2 e 6 de junho em Seul e Tóquio, respectivamente.
“Mais uma convocação. E o orgulho é o mesmo. Sempre uma enorme honra poder vestir essa camisa e representar o meu país. Obrigado a todos, que sempre acreditaram em mim e no meu potencial. Sigo firme e tentando melhorar a cada dia. Feliz demais”, comemorou Arana.
Essa é a quinta vez que Guilherme Arana é chamado por Tite e sua comissão técnica para defender a seleção principal. Na última delas, em março, pelas Eliminatórias, o lateral foi titular e um dos grandes destaques da goleada de 4 a 0 sobre Chile, no Maracanã, e entrou no segundo tempo da vitória pelo mesmo placar, na partida contra a Bolívia, fora de casa. Antes, em outubro de 2021, ele havia feito sua estreia no triunfo de 3 a 1 diante da Venezuela.
Trabalho diário
“Venho fazendo o meu trabalho aqui no Atlético e, graças a Deus, as coisas estão caminhando bem. Essa nova oportunidade mostra que estou no caminho certo. Vou continuar me dedicando muito no dia a dia para ajudar o Galo e nesse novo período na Seleção para permanecer no grupo e poder realizar o sonho de defender o Brasil na Copa do Mundo”, completou Arana, que soma ainda 17 jogos, três gols e duas assistências pelas seleções de base, incluindo os seis duelos na campanha do ouro olímpico.
“Será muito bacana poder voltar ao Japão pela primeira vez depois da conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio no ano passado. Aquele momento foi muito especial para mim e os meus companheiros e, certamente, ficarão para sempre guardados na minha memória”, finalizou.
Além de Coreia do Sul e Japão, o Brasil enfrentaria a Argentina, dia 11 de junho, em Melbourne, na Austrália, mas o amistoso foi cancelado na véspera da convocação. A CBF busca um novo adversário para esta data.
Depois, Tite e a comissão técnica terão apenas mais uma data Fifa pela frente antes da Copa, em setembro, quando a Seleção deve enfrentar a Argentina em jogo suspenso das Eliminatórias e possivelmente o México, em amistoso.
Trajetória de Arana
Grande fase no Galo
Em ótima fase, Guilherme Arana está disputando sua terceira temporada pelo Atlético-MG. Somente em 2022, já soma oito participações diretas em gol em 19 jogos, com três bolas na rede e cinco assistências.
Desde que desembarcou em Belo Horizonte, no início de 2020, após passagens pelo Sevilla-ESP e Atalanta-ITA, o lateral se tornou uma das peças mais importantes do time, sendo fundamental nas conquistas de três títulos estaduais (2020, 2021 e 2022), do Campeonato Brasileiro (2021), da Copa do Brasil (2021) e da Supercopa do Brasil (2022).
O grande desempenho levou Arana a ganhar também diversos troféus individuais. Nos dois últimos anos, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão e ganhou os principais prêmios do país: CBF, Bola de Prata e Mesa Redonda. Além disso, também fez parte do time ideal do Mineiro e da Libertadores do ano passado. Agora, em 2022, ele vem mantendo o alto nível.
Ao todo, o camisa 13 já disputou 116 jogos pelo Galo. Titular 112 vezes, ele já soma 14 gols e 22 assistências.
Início da carreira e sucesso no Corinthians
Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, clube onde atuou por mais de dez anos, entre divisões de base e time profissional.
Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado pelo então treinador Mano Menezes para integrar algumas atividades do elenco principal, a partir de 2014.
No mesmo ano, fez sua estreia em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada, e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.
Na temporada seguinte, ainda pelas categorias de base, Arana foi um dos protagonistas do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, foi emprestado ao Athletico-PR, mas, após apenas três jogos pelo Furacão, retornou ao clube de Parque São Jorge a pedido do técnico Tite e fez parte da campanha do título brasileiro daquele ano.
O lateral participou de 12 jogos daquela competição nacional, não perdeu nenhum (nove vitórias e três empates) e ainda viveu um momento especial ao marcar o seu primeiro gol como profissional, justamente em um clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em duelo que terminou 3 a 3.
O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.
Além disso, suas grandes atuações o levaram a ser convocado para defender a seleção brasileira, no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017. Arana teve boa participação no torneio, atuando em seis jogos como titular e marcando dois gols. No ano anterior, ele já havia defendido o país na categoria em dois amistosos.
Transferência para o futebol europeu
Após se destacar pelo Corinthians e pelo time canarinho, o jogador despertou o interesse do Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. No clube da Andaluzia, o atleta disputou 25 partidas, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.
Emprestado, em agosto de 2019, para a Atalanta, o lateral-esquerdo realizou quatro jogos pelo clube italiano antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Galo, em janeiro do ano passado.