El Cholo. Créditos: Talleres/Divulgação/CP
Futebol, Futebol Internacional

El Cholo: Guiñazú e a bela história com o Talleres

Daniel Dutra
Siga-me

Antes de se aposentar, El Cholo Guiñazú assinou com o Talleres com a missão de levar seu clube de coração de volta para a elite do futebol argentino. Contudo, ele não esperava o que aconteceria depois.


Ídolo do Internacional e com passagem por Vasco e outros clubes pelo mundo, Guiñazú encerrou sua carreira no ano passado, defendendo o Talleres. A escolha do último clube foi bem pensada. Por mais que tivesse uma bela história no Inter, o Talleres é o clube de coração do jogador, e de seu pai. Todavia, acontece que o clube estava há 12 anos fora da elite do futebol argentino. Por isso, a grande missão do experiente jogador era colocar o clube de volta à primeira divisão.

Mas pelo que conhecemos do argentino, ele é um jogador muito mais marcador do que fazedor de gols ou de assistências. Por outro lado, a raça em campo sempre foi uma marca registrada que contribuiu para os times pelo qual passou. Entretanto, são os deuses do futebol que escolhem o melhor roteiro para o final de uma carreira. E foi aos 38 anos, que, aos 49 minutos do 2° tempo, El Cholo Guiñazú marcou um golaço que decretou o acesso do Talleres à elite do futebol argentino.

Antes do ocorrido, durante todos os 20 anos de sua carreira, El Cholo só havia marcado 12 gols. De fato, ninguém esperava esse roteiro de cinema, nem mesmo Guiñazú, que contente, estendeu seu contrato por mais três temporadas após o episódio.

El Cholo de volta à elite

Guiñazú pelo Talleres. Crédito: Getty Images
Guiñazú pelo Talleres. Crédito: Getty Images

Matérias Recomendadas:

De contrato renovado, Guiñazú voltou a disputar jogos da elite aos 39 anos. Para alguns, poderia ser o fim, mas para ele, era só mais uma missão. Depois do acesso, el cholo ficou com sede. No campeonato nacional, se destacou pela quantidade de passes certos e interceptações na temporada. O que trouxe boas consequências para seu clube de coração. Ao final da temporada, mais um feito histórico. Depois de 17 anos, o  Talleres voltou a se classificar para a Libertadores.

Obviamente, Guiñazú permaneceu no elenco na temporada seguinte. Inclusive, sua equipe venceu o São Paulo pela Libertadores. Campeão da competição pelo Internacional, o argentino pôde sentir mais uma vez, antes de se despedir dos gramados, como é disputar a maior competição da América.

Como já esperado, o clube não foi muito longe e Guiñazú anunciou sua aposentadoria após a eliminação na Libertadores. El Cholo jogou o suficiente para fazer história e orgulhar seu pai e ele próprio. Na despedida, o argentino brincou: “Gosto de usar sunga e pegar sol. É assim que eu vou aproveitar agora”.

Aposentadoria

Despedida de El Cholo dos gramados.
Despedida de El Cholo dos gramados.

Aposentado desde 2019, Guiñazú pendurou as chuteiras, mas não pretende encerrar seu vínculo com o Talleres.

“O profissional do futebol tem muitas viagens, concentrações e perde muitas datas importantes. Sempre digo que se paga um preço muito alto para se ter uma carreira completa. Então, aproveitei, curti, descansei e agora é o momento de esperar que passe logo esta pandemia para saber se posso trabalhar no clube, o que seria espetacular. Tenho falado com o presidente, mas a pandemia freou tudo.” – Guiñazú para à GaúchaZH.

Ainda não se sabe a função que el cholo trabalhará, mas a ideia de ser técnico nunca passou por sua cabeça. Ele faz planos para trabalhar em outras áreas do clube.
“Sempre falei que nunca seria treinador. Ao menos, não de time profissional. Os treinadores têm de estar muito preparados, têm de ser “o cara”. Quero entrar no clube para ajudar, escutar e aprender com as pessoas. Gostaria de continuar no gramado, mas como auxiliar ou perto das categorias de base para dar fundamentos aos guris mais jovens. Então, junto ao presidente, vou buscar o lugar exato para contribuir do melhor jeito.” – Guiñazú para à GaúchaZH.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments