- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
- Fernanda Maia: a mulher no jornalismo esportivo e os desafios enfrentados por elas Jornalista é apresentadora do SBT Sports Rio e locutora do Estádio Nilton Santos desde 2019 - 3 de julho de 2024
Empresário americano John Textor assina contrato com Durcésio Melo e compra o Botafogo.
Nesta sexta-feira (24), o Botafogo teve oficializada a venda de sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Aceito pela Receita Federal, o clube usará um novo CNPJ, registrado na primeira semana de janeiro.
O clube agora será gerido por John Textor, empresário americano com negócios ligados à mídia. Em agosto, ele comprou uma participação no Crystal Palace por 103 milhões de euros e tentou, sem sucesso, adquirir 25% do Benfica por 50 milhões de euros.
A venda do Botafogo gira em torno de 400 milhões de reais. Contudo, no ato da compra, ele assina também a responsabilidade pela dívida do clube, ou seja, o valor sobe para 1,4 bilhão de reais. O empresário se compromete a investir no clube, pagar as dívidas e terminar a construção do CT do clube. Agora, a expectativa é que o alvinegro comece a receber investimento a partir do primeiro semestre de 2022.
John Textor compra o Botafogo
Conhecido como “O Guru da Realidade Virtual de Hollywood”, John Textor venceu 8 oscars com filmes marcantes, como Titanic e Vingadores. Dono de uma empresa de efeitos especiais, o empresário apaixonado por esportes começa sua carreira no futebol aos 56 anos.
Como primeiro ato no Botafogo, John mandou suspender as negociações de venda de jogadores. Por isso, o Botafogo encerrou a negociação do zagueiro Kanu com o Corinthians. Contudo, isso não impede a chegada de novos reforços.
XP Investimentos
Enquanto finalizava as últimas etapas, Pedro Mesquita, executivo da XP, parceira do clube na busca por investidores, mandou um recado para a torcida alvinegra no Twitter.
https://twitter.com/pedromesquitaxp/status/1469063590229557250?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1469063590229557250%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.fogaonet.com%2Fnoticias-do-botafogo%2Fexecutivo-xp-trabalhar-solucao-botafogo-venda-saf-colocara-estrela-solitaria-lugar-merece%2F
A XP Investimentos também é responsável por auxiliar o Cruzeiro, que teve sua SAF registrada na Receita Federal e se tornou a primeira SAF do Brasil.
No entanto, a diferença entre a SAF do Cruzeiro e a do Botafogo, é a porcentagem de venda da empresa. Enquanto o clube mineiro tentou ser conservador até aprovar a venda de 90% do clube, o alvinegro aprovou a venda de 100% da SAF de primeira. Dessa forma, o Botafogo é o primeiro clube a realmente adotar uma postura igual os clubes europeus, o que, como fiz Pedro Mesquita, “traz mais apetite e mais capacidade de alavancagem para o seu futuro dono”.
A única coisa que o Botafogo não abriu mão, foi da manutenção de suas cores, escudo e detalhes históricos descritos em contrato.
Companhia Botafogo ou novo CNPJ?
Criada por Bebeto de Freitas para o Botafogo administrar o Estádio Nilton Santos, a Companhia Botafogo possui uma dívida de R$ 49 milhões. Com prejuízo na venda de ingressos nos últimos anos, essa dívida – ligada ao estádio – vinha aumentando. Entretanto, na atual gestão, o estádio alvinegro voltou a ser um ativo realmente lucrativo.
Todavia, ao renovar a concessão do Estádio Nilton Santos – no dia 22 de dezembro – por mais 20 anos (até 2051), o Botafogo equacionou essa dívida em um acordo de refinanciamento, que começa a partir de janeiro de 2022.
Entretanto, invés de utilizar essa antiga empresa, o Botafogo abriu um novo CNPJ, já atualizado para a SAF. Ou seja, é essa nova empresa que o empresário John Textor irá adquirir.