- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
- Fernanda Maia: a mulher no jornalismo esportivo e os desafios enfrentados por elas Jornalista é apresentadora do SBT Sports Rio e locutora do Estádio Nilton Santos desde 2019 - 3 de julho de 2024
“Doutor Rashford” é o mais jovem a conseguir o diploma da Universidade de Manchester e o primeiro jogador de futebol a se tornar Membro do Império Britânico por motivos sociais.
Quando o jovem Marcus Rashford surgiu no Manchester United, uma de suas obrigações era terminar o ensino médio enquanto jogava a Premier League. Todavia, aos 23 anos, o atacante inglês possui outras atividades em paralelo ao futebol. Mas essas dizem respeito não somente a ele, e sim ao seu país.
No início da pandemia do coronavírus, Rashford pressionou o governo do primeiro-ministro Boris Johnson a manter um programa de refeições gratuitas para jovens carentes. Enquanto isso, ele organizou uma força tarefa com marcas alimentícias britânicas e trabalhou com instituições especializadas no assunto, como a Fare Share.
Com isso, ele conseguiu fazer com que o governo mantivesse os vouchers e evitou que crianças passassem fome.
Por isso, ainda aos 22 anos, Marcus Rashford tornou-se Membro do Império Britânico ao ser homenageado no aniversário da Rainha Elizabeth II pelo combate à pobreza infantil no Reino Unido.
Rashford se juntou a uma lista de outros atletas com a honraria, como: Frank Lampard, David Beckham, Steve Gerrard, Alan Shearer, Kelly Smith, Faye White, Rachel Yankey, Karen Carney, Steven Davis, Jermain Defoe, Harry Kane e toda a seleção inglesa campeã do mundo em 1966. Contudo, o motivo de todos esses não foram iguais ao de Rashford.
Doutor Rashford
Antes disso, mas pelo mesmo motivo, Rashford ganhou o título de Doutor ao receber um título de honoris causa da Universidade de Manchester. Dessa forma, o atacante se tornou a pessoa mais jovem a receber esse título, como destacou o presidente e vice-chanceler da Universidade de Manchester, Nancy Rothwell.
“A nossa universidade tem a responsabilidade social em sua essência, e este sentido de dever e orgulho cívicos é algo que temos orgulho de compartilhar com o Marcus. É por isso que a universidade tem o prazer de tornar Marcus o destinatário mais jovem de um diploma honorário.” – Rothwell.
Agora Doutor Rashford, o atacante que contém o título de MBE, comemora seus feitos fora do campo de futebol. Ao receber o reconhecimento, ele dedicou à sua mãe.
“Estou incrivelmente honrado e humilde. Como um jovem garoto negro de Wythenshawe (região da Grande Manchester), nunca pensei que receberia um MBE, ainda mais aos 22 anos. É um momento muito especial para mim e para minha família, mas particularmente para minha mãe, que é quem realmente merece esta honra.” – Rashford nas redes sociais.
O trabalho não para!
Leia mais:
- Neto no Carandiru: um ano antes do massacre
- Copa do Mundo no Catar e a importância de se discutir essa tragédia
Quando Doutor Rashford foi indicado à honra, partiu de Boris Johnson, a indicação. Contudo, o atacante não deixou que seus atos e sua mensagem, cobrando o próprio ministro, fossem neutralizadas pelo gesto do político. Por isso, aproveitou a situação para aumentar a pressão sobre Boris Johnson em relação ao “half-term”, período de dez dias que as crianças não têm aula.
“A luta para proteger nossas crianças mais vulneráveis está longe do fim. Eu estaria sendo injusto com minha comunidade e com as famílias que conheci e com as quais conversei se não usasse esta oportunidade para pedir ao primeiro-ministro, quem me recomendou para esta honra, que ajude nossas crianças durante o half-term de outubro, com o programa de auxílio do governo chegando ao fim e o crescimento do desemprego. – Doutor Rashford.
Durante esse início de trabalho, Rashford já foi responsável por:
- Levantar 20.000.000 £ (R$ 150.838.391) junto com a Fare Share;
- Fazer o governo manter o voucher alimentar infantil
- Ajudar pessoas sem teto de Manchester
- Lançar um clube do livro infantil
- Lutar contra o racismo e abuso online
- Se tornar o mais jovem a receber o diploma de Doutor da Universidade de Manchester