Futebol, Futebol Internacional

Doutor Rashford: Membro da Ordem do Império Britânico

Daniel Dutra
Siga-me

“Doutor Rashford” é o mais jovem a conseguir o diploma da Universidade de Manchester e o primeiro jogador de futebol a se tornar Membro do Império Britânico por motivos sociais.


Quando o jovem Marcus Rashford surgiu no Manchester United, uma de suas obrigações era terminar o ensino médio enquanto jogava a Premier League. Todavia, aos 23 anos, o atacante inglês possui outras atividades em paralelo ao futebol. Mas essas dizem respeito não somente a ele, e sim ao seu país.

No início da pandemia do coronavírus, Rashford pressionou o governo do primeiro-ministro Boris Johnson a manter um programa de refeições gratuitas para jovens carentes. Enquanto isso, ele organizou uma força tarefa com marcas alimentícias britânicas e trabalhou com instituições especializadas no assunto, como a Fare Share.

Com isso, ele conseguiu fazer com que o governo mantivesse os vouchers e evitou que crianças passassem fome.

Por isso, ainda aos 22 anos, Marcus Rashford tornou-se Membro do Império Britânico ao ser homenageado no aniversário da Rainha Elizabeth II pelo combate à pobreza infantil no Reino Unido.

Rashford se juntou a uma lista de outros atletas com a honraria, como: Frank Lampard, David Beckham, Steve Gerrard, Alan Shearer, Kelly Smith, Faye White, Rachel Yankey, Karen Carney, Steven Davis, Jermain Defoe, Harry Kane e toda a seleção inglesa campeã do mundo em 1966. Contudo, o motivo de todos esses não foram iguais ao de Rashford.

Doutor Rashford

Marcus Rashford recebe diploma de doutorado honorário pela Universidade de Manchester — Foto: Reprodução/Twitter
Marcus Rashford recebe diploma de doutorado honorário pela Universidade de Manchester — Foto: Reprodução/Twitter

Antes disso, mas pelo mesmo motivo, Rashford ganhou o título de Doutor ao receber um título de honoris causa da Universidade de Manchester. Dessa forma, o atacante se tornou a pessoa mais jovem a receber esse título, como destacou o presidente e vice-chanceler da Universidade de Manchester, Nancy Rothwell.

“A nossa universidade tem a responsabilidade social em sua essência, e este sentido de dever e orgulho cívicos é algo que temos orgulho de compartilhar com o Marcus. É por isso que a universidade tem o prazer de tornar Marcus o destinatário mais jovem de um diploma honorário.” – Rothwell.

Agora Doutor Rashford, o atacante que contém o título de MBE, comemora seus feitos fora do campo de futebol. Ao receber o reconhecimento, ele dedicou à sua mãe.

“Estou incrivelmente honrado e humilde. Como um jovem garoto negro de Wythenshawe (região da Grande Manchester), nunca pensei que receberia um MBE, ainda mais aos 22 anos. É um momento muito especial para mim e para minha família, mas particularmente para minha mãe, que é quem realmente merece esta honra.” – Rashford nas redes sociais.

O trabalho não para!

Leia mais:

Quando Doutor Rashford foi indicado à honra, partiu de Boris Johnson, a indicação. Contudo, o atacante não deixou que seus atos e sua mensagem, cobrando o próprio ministro, fossem neutralizadas pelo gesto do político. Por isso, aproveitou a situação para aumentar a pressão sobre Boris Johnson em relação ao “half-term”, período de dez dias que as crianças não têm aula.

“A luta para proteger nossas crianças mais vulneráveis está longe do fim. Eu estaria sendo injusto com minha comunidade e com as famílias que conheci e com as quais conversei se não usasse esta oportunidade para pedir ao primeiro-ministro, quem me recomendou para esta honra, que ajude nossas crianças durante o half-term de outubro, com o programa de auxílio do governo chegando ao fim e o crescimento do desemprego. – Doutor Rashford.

Durante esse início de trabalho, Rashford já foi responsável por:
  1. Levantar 20.000.000 £ (R$ 150.838.391) junto com a Fare Share;
  2. Fazer o governo manter o voucher alimentar infantil
  3. Ajudar pessoas sem teto de Manchester
  4. Lançar um clube do livro infantil
  5. Lutar contra o racismo e abuso online
  6. Se tornar o mais jovem a receber o diploma de Doutor da Universidade de Manchester

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments