Desafio do Montanha. Foto: Goleiro de Aluguel
Entrevistas, Futebol, Futebol Nacional

Desafio do Montanha: goleiro amador sonha em fazer o desafio no estádio do Corinthians

Daniel Dutra
Siga-me

Em homenagem ao padrasto, que faleceu no dia do seu aniversário, Thiago sonha em fazer o “Desafio do Montanha” na Neo Química Arena.


Goleiro amador do interior de São Paulo, Thiago, também conhecido como “Montanha“, possui um projeto esportivo chamado de: “Desafio dos 3 pênaltis”. Ou seja, como o nome sugere, o desafio consiste em desafiar pessoas aleatórias a cobrarem 3 pênaltis contra ele. Em cinco anos de desafio, quase 3 mil pessoas já participaram, incluindo famosos, como: Falcão do futsal, Craque Neto e Claudinho, do Zenit.

Mas o que acontece quando Montanha defende os três pênaltis? Quem cobra e perde os pênaltis, precisa doar uma cesta básica para alguma entidade social. Ao longo desses cinco anos, o Desafio dos 3 pênaltis já apareceu em diversas reportagens pela TV e Internet. Contudo, ainda falta Montanha realizar um sonho: disputar o desafio na Neo Química Arena, estádio do seu time de coração. Mas o motivo, é muito maior do que isso. Na verdade é uma homenagem que vale a pena conferir.

A história de Montanha

Do interior de São Paulo, Thiago Montanha lembra de seu padrasto como pai, e com o maior orgulho. Seu Lázaro Matheus, corinthiano roxo, não gostava de verde, a cor do rival Palmeiras, e sua personalidade mudava de acordo com o dia a dia do Corinthians. A mãe de Montanha, para provocar, diz até hoje, que o filho tinha uma camisa do Palmeiras da Parmalat. Todavia, o corinthiano Montanha diz não lembrar.

Entre os ídolos de Seu Lazinho, estavam o craque Neto e o falecido Sócrates. Jogadores que sempre sonhou em conhecer. Por isso, nasceu a paixão de Montanha pelo Corinthians. Durante toda sua infância, ele ouviu a seguinte frase do “paidrasto”: “O Corinthians vai ter um estádio e eu vou te levar para brincar no estádio do Corinthians”.

Naquela época, parecia piada dizer isso.

Contudo, a paixão pelo Corinthians despertou em Montanha, o amor pelo futebol. Entre os jogadores preferidos, um chama atenção: Petr Čech, goleiro que fez história no Chelsea. Todavia, Montanha faz questão de dizer que é fã do goleiro muito antes disso. Antes mesmo do goleiro usar capacete.

O ídolo no futebol

Se fora de campo o ídolo de Montanha é seu padrasto, dentro de campo, Petr Čech ocupa esse cargo. Durante uma época de ouro do futebol francês, Montanha começou a acompanhar jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Drogba, Ribery entre outros. Claro, tudo pela televisão. Entretanto, mesmo com o PSG sendo o time mais valorizado por ter alguns brasileiros na época, Montanha tomou gosto mesmo, pelo Rennes, onde atuava Petr Čech.

O goleiro que só viria a ficar famoso em 2006, após se lesionar e começar a usar um capacete, já era admirado pelo brasileiro desde a Eurocopa de 2004. Para Montanha, foi injusto a República Tcheca, seleção de Čech, não conquistar aquele título. Aliás, ele fala isso com a propriedade de quem não perdeu nenhum jogo da seleção.

Em 2006, Montanha pediu ao padrasto uma camisa do Chelsea, obviamente, a do Čech. O pedido foi aceito, mas como de costume, ganhou uma camisa 10 do Timão. Nada que ele não gostasse. Contudo, infelizmente, esse seria o último presente de seu padrasto.

Momento difícil

A parte triste da história está relacionada a um problema de Lázaro. Montanha relembra que a bebida era o seu mal. Na semana do aniversário do goleiro amador, Seu Lazinho foi internado. Com a intenção de fazer uma surpresa para o padrasto, Montanha queria dar para ele, a camisa do Corinthians que ganhou de presente do próprio Lázaro. Mas atrás dela, escreveu o nome de Čech.

Todavia, no dia 14 de setembro de 2006, Seu Lázaro faleceu. Bem no dia do aniversário de Montanha.

Volta por cima com o Desafio do Montanha

Os anos se passaram, e Montanha viu no Desafio dos 3 pênaltis, uma saída para a depressão e a obesidade. O esporte o proporcionou uma vida mais saudável e também, a possibilidade da realização de um sonho. O goleiro amador conseguiu a oportunidade de fazer o desafio nos jogos do Linense, time de Lins. Inclusive, com o estádio cheio de torcida. Ou seja, virou uma atração.

O sucesso na cidade de Lins foi tão grande, que após o então prefeito, Luiz Otávio, participar do desafio, a modalidade virou febre por lá. Todavia, Montanha quer mais! Para ele, falta a realização de um objetivo emocional: disputar o desafio no estádio do Corinthians.

“Quero dar esse presente para ele (padrasto), uma forma de homenagem. Fazer o que mais amo, pegar pênaltis lá (estádio do Corinthians). Em espírito, acredito que ele estará comigo.” – Montanha.

Segundo Montanha, se não fosse o seu desafio, ele estaria desacordado em si, pois não teria nem como homenagear a quem ele chama de pai. Para ele, ir na Arena e assistir aos jogos, não tem o mesmo peso. Em homenagem ao pai que profetizou o estádio do Corinthians, Montanha quer mais.

“Quero mais que isso, quero pisar no gramado e “brincar” como eu faço, pegando pênaltis. E claro, usando a camisa que ele me deu.” – declarou Montanha.

Sonhos realizados pelo Desafio do Montanha

Enquanto isso, Montanha realiza outros sonhos, como disputar o desafio com Neto, ídolo do pai, ao qual ele não guarda boas recordações esportivas: “Eu conheci o neto, estive com ele duas vezes, até desafiei ele. Infelizmente perdi o desafio (risos). Tomei 3”.

Outro momento inesquecível para o goleiro amador, foi quando o ídolo Petr Čech gravou um vídeo mandando uma mensagem para ele. Contudo, a maior homenagem viria em um papel. Montanha aparece como o único fã brasileiro na biografia de Petr Čech. Aliás, com direito a declarações.

Portanto, o goleiro não é do tipo que desiste fácil. E se depender do Montanha, o desafio na Neo Química Arena entrará na lista de objetivos cumpridos. Enquanto isso, o goleiro segue fazendo o seu desafio. Mas sonhando em um dia, pisar no gramado alvinegro.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments