- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
- Fernanda Maia: a mulher no jornalismo esportivo e os desafios enfrentados por elas Jornalista é apresentadora do SBT Sports Rio e locutora do Estádio Nilton Santos desde 2019 - 3 de julho de 2024
Com os holofotes do futebol virados para a França após a contratação de Lionel Messi pelo PSG, a discussão sobre o nível do futebol francês voltou a ser pauta. Entretanto, mostraremos hoje que é na Copa da França, que se encontra a maior competição de futebol do mundo.
Realizada desde 1917, a Copa da França é a competição mais antiga do país. Desde 1999, o campeão tem o direito de disputar a Euro League. Ao longo de sua história, o Paris Saint-Germain tornou-se o maior vencedor com 13 títulos e 5 vice-campeonatos.
No entanto, a parte legal da história é a forma como a Coupe de France é disputada. Diferente de qualquer outra grande competição, ela permite que todos os clubes participem desde que estes tenham um campo de futebol. Ou seja, é uma competição bem democrática comparada ao que vemos pelo mundo.
Para se ter uma ideia, a primeira edição disputada em 1917/1918 reuniu 48 equipes. Já na temporada 2012/2013, um recorde histórico: 7.656 times. Isso mesmo! Para acomodar tantos clubes que hoje em dia possuem campos de futebol, são realizadas 14 etapas em formato de eliminatórias em jogo único.
Como funciona o sistema?
A Copa começa com duelos distritais, passando por partidas regionais até chegar aos jogos nacionais. Esse período dura nove rodadas, quando sobram as 64 melhores equipes e entram os clubes da primeira divisão francesa. Mais uma vez sendo democrática, a competição permite aos clubes menores, jogarem em seus estádios contra os times maiores. Mas para isso, a diferença precisa ser de duas divisões.
Essa competição dura tanto tempo, que não é possível realizá-la apenas em uma temporada. Por isso, a abertura da Copa da França acontece antes da final do próprio campeonato. Ao todo, são 18 divisões amadoras e profissionais que concorrem a um título. Além disso, oito representantes de territórios franceses são convidados. A final sempre é disputada em Paris.
Leia mais:
- Le Havre: um exportador de talentos na segunda divisão francesa
- Na expectativa pelo início da temporada, Luan Peres fala sobre primeiras semanas no Olympique
“Zebras” e emoções da Copa da França
Com tanto time disputando um campeonato mata-mata de jogo único, é plausível que equipes grandes acabem perdendo para equipes menores. Em 2011, o Chambéry Savoie da quinta divisão eliminou três equipes da elite francesa na mesma temporada. Entretanto, uma das melhores histórias aconteceu na década anterior.
No ano 2000, o modesto Calais da quarta divisão fez um roteiro parecido. Contudo, invés de cair nas quartas-de-final da competição, a equipe chegou na final contra o tradicional Nantes. Infelizmente, um pênalti perdido deu fim ao sonho. Mas a cena do pódio, ficou imortalizada.
“O feito do Calais, ao eliminar vários grandes, é uma bonita história do futebol francês. Ele lutou bem na decisão contra o Nantes, mas perdeu após um pênalti defendido”, relembra Sébastien, saudoso da cena histórica dos dois capitães erguendo a taça. “Foi uma metáfora que remete à Revolução Francesa em 1789, quando o povo chegou a Paris para lutar contra a realeza”, – compara o torcedor do Bastia.
Portanto, com mais de 7 mil equipes, a Copa da França é, sem dúvidas, a maior competição do mundo. Contudo, por mais que seja democrática, a disparidade financeira continua sendo um empecilho para as equipes pequenas. Principalmente as de colônias francesas. Mesmo assim, todos que disputam sonham em fazer história. Mesmo que um improvável campeão nunca tenha acontecido.