- Botafogo e Vasco se enfrentam em busca dos melhores objetivos no Brasileirão O Estádio Nilton Santos recebe Botafogo e Vasco pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (05). - 5 de novembro de 2024
- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
Campeão do primeiro turno do campeonato gaúcho, o Caxias vence seus adversários jogando um bom futebol. Não há nenhum tipo de sorte, é se organizando que o clube busca sua sobrevivência.
No dia 22 de fevereiro de 2020, o Caxias sagrou-se campeão da Taça Coronel Ewaldo Poeta, o primeiro turno do campeonato gaúcho. Depois de vencer o Grêmio por 2 x 0 fora de casa pela primeira rodada do campeonato, a equipe grená voltou a vencer o tricolor, dessa vez, na final do turno, por 1 a 0.
O título que talvez não teria tanto peso para o Grêmio, certamente mudou o rumo do Caxias. Semanas antes, o presidente Paulo César Santos disse em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, que o clube tinha chances reais de fechar o seu departamento de futebol para 2021 caso não houvesse alguma mudança na direção do clube.
“Não é o momento de se omitir. O torcedor tem que se dar as mãos e se empenhar. O Caxias está sendo transparente em todas suas ações. Em 2020 eu reforço que precisamos do apoio de todos, porque temos chance de, em 2021, nos moldes que se vem levando, o Caxias não estar mais no cenário do futebol de Caxias do Sul. É uma informação pesada, algo forte. Mas não tem perspectiva de alguém vir e salvar o Caxias” – Paulo César Santos, presidente do Caxias.
Com o título em cima do Grêmio, a equipe garantiu sua vaga na final do Campeonato Gaúcho e também na Copa do Brasil de 2021, dando mais alguns anos de vida ao clube da serra, praticamente salvando-o. Como bem sabemos, a Copa do Brasil tem a maior premiação do país, mas claro, para isso é preciso passar de fase.
Falando de Copa do Brasil, em 2020 a equipe foi eliminada na primeira fase pelo Botafogo, mas com polêmicas. O Caxias jogou um bom futebol e empatou com o alvinegro carioca, resultado que beneficia o visitante, no caso, o Botafogo. Entretanto, o elenco ficou bem chateado com a arbitragem, que ainda sem VAR nesse início de competição, acabou prejudicando a equipe grená com erros.
O Caxias vence com méritos
Esses bons resultados diante dos considerados grandes clubes não é algo surpreendente para quem vem acompanhando a equipe. Comandado por Rafael Lacerda, de apenas 35 anos, o Caxias começou o ano jogando um futebol bem organizado, melhor do que muitos times de destaque. Vale ressaltar ainda, que o treinador não teve a vantagem de estar treinando a mais tempo como acontece com outros clubes de menor expressão, pois ele foi efetivado apenas no final do ano passado. É apenas o seu primeiro trabalho como técnico.
Por mais que esteja apenas começando, Rafael tem experiência. Pelo menos na relação com o time gaúcho. Como jogador, vestiu a camisa grená quatro vezes, participando do último título em 2012. Ele foi efetivado muito por conta de sua identificação com o clube, assim como o goleiro Marcelo Pitol e o atacante Gilmar, destaques do campeonato que foram contratados por uma filosofia da diretoria, que acredita nos jogadores experientes que conheçam bem o futebol do Rio Grande do Sul para vencer a competição e reestruturar o clube.
É com essa mentalidade que a equipe espera conquistar o Campeonato Gaúcho, título que venceu apenas uma vez e nessa temporada completa 20 anos. Caso conquiste o returno, se consagrará campeão gaúcho, sem a necessidade de final.
Em meio ao uso da experiência, Rafael Lacerda foi por muitas vezes chamado de inexperiente por conta de sua idade, que é menor do que a do próprio goleiro Marcelo Pitol (37), entretanto, como podemos observar, o trabalho está sendo bem realizado.
Além do Campeonato Gaúcho, o Caxias disputará ainda a Série D, competição na qual carrega um certo trauma após deixar escapar o acesso no ano passado. Se continuar jogando o futebol apresentado neste início de temporada, as chances da classificação para a Série C aumentam bastante. Quem sabe não veremos o Caxias voltando aos poucos nas principais competições do Brasil…