Calleri
Futebol, Futebol Nacional

Calleri alcança marca de 100 gols como jogador profissional e se isola como o quinto maior artilheiro estrangeiro da história do São Paulo

Siga-nos

Tento marcado no empate em 1 a 1 com o Coritiba, na última quinta-feira (9), distanciou, ainda mais, o argentino Calleri na artilharia do Brasileiro, agora, com nove bolas na rede. Ao todo, já são 38 gols somente com a camisa do Tricolor.


Sem dúvidas nenhuma, Jonathan Calleri é um dos jogadores mais importantes do São Paulo, desde que retornou ao clube, na temporada passada. O ótimo desempenho e a grande dedicação, já demonstradas em sua primeira passagem, quando, rapidamente, construiu uma intensa relação com a torcida, são, hoje, ainda mais fortes. E, na última quinta-feira (9), ao marcar o tento do empate em 1 a 1 com o Coritiba, fora de casa, o camisa 9 chegou à marca de 100 bolas na rede como atleta profissional.

”Fico feliz por ter feito mais um gol e alcançado essa marca especial na carreira, mas, como disse ontem, saí de campo chateado por causa do empate. Ainda sobre os 100 gols, é um número bem legal e espero seguir melhorando esses dados aqui no São Paulo. E me dedicarei, cada vez mais, para ajudar o clube a conquistar títulos, pois o São Paulo é gigante e devemos dar alegrias à nossa apaixonada torcida”, afirmou.

Destes 100 gols anotados, 38 saíram somente com a camisa do Tricolor, fato que o isola como o quinto maior artilheiro estrangeiro da história do time do Morumbi. Agora, Calleri só fica atrás do paraguaio Barrios (40), dos argentinos Albella (46) e Sastre (56), além do uruguaio Pedro Rocha (119).

”Vivo um momento especial no São Paulo. Aliás, desde minha primeira passagem, as coisas sempre foram bem legais aqui. Espero continuar fazendo gols e ajudando a equipe a conseguir as vitórias para brigar por títulos, que é o que realmente vai marcar o meu nome e o dos meus companheiros na história do clube”, completou.

Números de respeito

Na curta, mas marcante primeira passagem que teve pelo São Paulo, em 2016, Calleri já havia mostrado o seu faro de gol. Foram 16 bolas na rede em 31 partidas (média de 0,51 por jogo), sendo nove em 12 duelos pela Libertadores, fato que o fez ser o artilheiro do torneio naquele ano e o atleta do Tricolor com mais bolas na rede em uma mesma edição na história da competição.

Além dos 16 tentos, Calleri ainda deu três assistências em sua primeira passagem pelo Tricolor, totalizando 19 participações diretas em gol. Ou seja, uma excelente média de uma a cada 1,63 partida.

Cinco anos depois, o argentino retornou ao São Paulo, no segundo semestre do ano passado, emprestado até o fim de 2022 pelo Deportivo Maldonado-URU, com opção de compra, e manteve a efetividade.

Artilheiro do Tricolor no Brasileirão de 2021 e na atual edição do Campeonato Paulista, o atacante soma 22 gols em 45 jogos, sendo 17 somente na atual temporada, onde também já acumula duas assistências.

Artilharia no Brasileirão

Com mais um tento, Calleri se isolou, ainda mais, na artilharia do Brasileiro. Agora, já são nove gols em 10 jogos, três a mais do que os vice-artilheiros Hulk (Atlético-MG), Cano (Fluminense) e Mendoza (Ceará).

A cada rodada, o argentino mostra que são maiores as possibilidades de quebrar um tabu de meio século. Desde 1972, o torneio não tem um goleador estrangeiro. Na época, o uruguaio Pedro Rocha, então atleta do São Paulo, dividiu o prêmio com Dadá Maravilha, do Atlético-MG, ambos com 17 tentos. Aquela edição, aliás, foi a única em que um jogador não nascido no Brasil terminou o campeonato na ponta do ranking.

Aos 28 anos, Calleri tem sua melhor média de gols em uma temporada em toda a sua carreira. Já são 17 tentos em 29 duelos, ou seja, uma média de uma bola na rede a cada 1,7 jogo.

Números gerais pelo São Paulo

Calleri já disputou, ao todo, 76 jogos com a camisa do clube. Além de 38 bolas na rede, o atacante acumula cinco assistências, totalizando 43 participações diretas em gol. Ou seja, média de uma a cada 1,76 partida.

29 gols no futebol argentino

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Jonathan Calleri chegou ao All Boys após quatro anos atuando no Mitre e passou por todas as categorias de base do clube, até ser promovido ao profissional, em 2013, com 19 anos, e realizar sua estreia em partida contra o Estudiantes, pelas quartas de final da Copa da Argentina.

Ao todo, foram seis gols marcados em 30 partidas disputadas pelo clube da Floresta, até a transferência para o Boca Juniors, em 2014.

Com a camisa Xeneize, Calleri, rapidamente, conquistou seu espaço e tornou-se peça fundamental nas conquistas do Campeonato Argentino (2015) e da Copa da Argentina (2014/15).

O atacante disputou 61 jogos com a camisa do Boca e balançou as redes 23 vezes, sendo 15 somente em 2015, quando terminou a temporada como o maior goleador da equipe.

Ao todo, portanto, foram 29 gols no seu país em 91 confrontos disputados.

Cinco temporadas na Europa

Após passagem de sucesso pelo São Paulo e a disputa dos Jogos Olímpicos, pela Argentina, Jonathan Calleri desembarcou na Inglaterra para defender o West Ham. Por lá, foram 19 jogos e um gol marcado.

Nas quatro temporadas seguintes, o atacante atuou no futebol espanhol e balançou as redes 32 vezes. Primeiro, no Las Palmas, onde viveu seu melhor ano, marcou 12 gols e deu três assistências, em 41 partidas.

Depois, foram mais nove gols e duas assistências em 36 jogos no Alavés, cinco tentos e três passes decisivos, em 34 duelos pelo Espanyol, e seis bolas na rede e duas assistências em 27 atuações com a camisa do Osasuna.

Números de Calleri pelo São Paulo

Calleri 100 gols

Passagem atual

45 jogos
22 gols
2 assistências

Geral

76 jogos
38 gols
5 assistências

Maiores artilheiros estrangeiros da história do São Paulo

1º – Pedro Rocha (URU) – 119 gols
2º – Sastre (ARG) – 56 gols
3º – Albella (ARG) – 46 gols
4º – Barrios (PAR) – 40 gols
5º – Calleri (ARG) – 38 gols

Números por outros clubes

Osasuna
27 jogos oficiais
6 gols
2 assistências

Espanyol

34 jogos oficiais
5 gols
3 assistências

Alavés

36 jogos oficiais
9 gols
2 assistências

Las Palmas

41 jogos oficiais
12 gols
3 assistências

West Ham

19 jogos oficiais
1 gol

Boca Juniors

61 jogos oficiais
23 gols
12 assistências

All Boys

30 jogos oficiais
6 gols
1 assistência

Estatísticas gerais na carreira

324 jogos oficiais
100 gols
28 assistências

Fut Content

Conteúdo jornalístico na palma da sua mão. Confira os destaques do futebol e veja o que os jogadores, técnicos e jornalistas têm a dizer sobre o dia a dia do maior esporte do planeta.
Ler todas as publicações de Fut Content
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments