Vini Jr não marca lateral no Real Madrid?
Futebol

Afinal, quem inventou que Vinicius Jr não marca lateral no Real Madrid?

Daniel Dutra
Siga-me

Após a mídia esportiva usar argumento na seleção brasileira, espectadores começaram a repetir a frase sem fundamento nenhum. Afinal, Vinicius Jr não marca lateral no Real Madrid?


O senso comum que mais se perpetuou no futebol entre 2021 e 2022 foi sobre a função de Vinicius Junior na Seleção Brasileira. O burburinho que começou nas grandes emissoras de TV, foi comprado pelos telespectadores. Segundo eles, o técnico Tite, da seleção brasileira, estraga o futebol de Vini Jr colocando-o para marcar lateral. Coisa que, ainda segundo eles, não acontece no Real Madrid. Por isso, seu desempenho no clube merengue é melhor do que na seleção.

Entretanto, basta uma rápida pesquisa para ver que isso não é uma realidade. No exemplo a seguir, usamos o site do “Sofascore”, mas qualquer outro site de estatísticas também servem. Nesse caso, vale mostrar o mapa de calor do atacante brasileiro. À esquerda, pelo Brasil, à direita, pelo Real Madrid.

Mapa de calor do Vinicius Jr pela seleção brasileira.Mapa de calor do Vinicius Jr pelo Real Madrid

Certamente, precisamos destacar que, a intensidade é menor na seleção, pois tem muito menos jogos. Contudo, ainda assim, é notória a disparidade entre Brasil e Real Madrid. Ao contrário do senso comum, Vinicius Junior marca lateral muito mais no Real Madrid do que na Seleção Brasileira. No Real, ele vai até o limite da linha defensiva ajudar o lateral-esquerdo merengue. Mas isso é normal? Mais do que normal, fundamental.

Ponta marca lateral?

Se estivéssemos falando de um futebol de algumas décadas atrás, talvez diríamos que não. Todavia, até mesmo equipes históricas do passado cumpriram essa função. Acontece, no entanto, que o futebol mudou. Sempre muda. E como sabemos, estamos na era dos duelos táticos. O espaço de jogo diminuiu e é preciso buscar novas alternativas além das jogadas individuais.

Nesse contexto, independente de posição no esquema tático, os atletas precisam cumprir funções determinadas previamente. Ela está diretamente atrelada ao modelo de jogo do treinador. Retratando assim, o que o jogador precisa fazer em uma determinada faixa do campo em que é escalado. Isso, com e sem a bola. Um dos comportamentos gerais, é que todo mundo deve participar do momento defensivo (sem a bola). Ou seja: todo mundo marca! Com os pontas, não é diferente.

Inclusive, podemos afirmar que o ponta precisa ser um bom defensor, afinal, os pontas são os primeiros a avançarem contra os adversários na tentativa de recuperar a posse da bola. Já a forma de defender, depende do que o treinador pretende. Mas de qualquer modo, é função dele marcar, seja voltando e ajudando o lateral, ou bloqueando cruzamentos, bolas paradas ou limitando o avanço rival.

Portanto, é função de todo ponta, cobrir a marcação pelos lados. Independente da forma. Ou seja, o discurso de que Vinicius Jr perde futebol por marcar lateral na seleção cai por terra de duas formas: a primeira, é que isso é função dele. A segunda, é que ele faz mais isso no Real Madrid, do que no Brasil.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments