A Atalanta de Gian Piero Gasperini
Futebol, Futebol Internacional

A Atalanta de Gian Piero Gasperini

Daniel Dutra
Siga-me

Quatro, cinco, seis e até sete gols em um único jogo. Essa Atalanta de Gian Piero Gasperini é uma máquina de jogar futebol. Independente dos próximos resultados da Champions League, o clube já fez história.


A história de que o Campeonato Italiano não tem graça por ser muito defensivo já não cola mais. A Serie A possui alguns dos melhores ataques da Europa, como a Lazio, e a atual sensação da Champions League: a Atalanta.

Mas o que explica o sucesso dessa modesta equipe diante de gigantes milionários? Respondendo de forma bem resumida, a Atalanta mudou seu planejamento desde que voltou para a primeira divisão. Com isso, fez contratações baratas, valorizou esses reforços e vendeu por muito mais dinheiro. Se estruturando cada vez mais e montando um elenco fixo, apostou num estilo de jogo ousado.

Com o mesmo time titular há pelo menos 3 anos, e com Gian Piero Gasperini no comando, a equipe conseguiu um terceiro lugar no campeonato na última temporada. Melhor colocação de sua história, o que levou a equipe para a Champions League. Agora, a equipe briga por um colocação ainda melhor (atualmente é a segunda colocada) no campeonato enquanto disputa a fase final da Champions. Vamos conhecer um pouco mais dessa Atalanta?

A Atalanta de Gian Piero Gasperini

A Atalanta atua num 3-5-2, ou, se preferir, em um 3-4-1-2. Contudo, pode ocorrer variações durante o jogo, como uma linha de 3 se formando no ataque e transformando o esquema em um 3-4-3. Outro detalhe, é que os meias abertos pelo lado possuem papel importante na recomposição. Quando o time se defende, ele forma uma linha de 5 na defesa, mas quando ataca, mantém apenas 3. Aliás, tem horas que praticamente só se vê um. Isso porque os zagueiros dos lados abrem muito, dando amplitude para a equipe.

Quando a Atalanta sai para o jogo, os 2 zagueiros do lado saem juntos, ficando apenas o zagueiro central no campo da Atalanta. Enquanto o zagueiro portador da bola tiver espaço, ele carrega a bola, quando o adversário aperta, ele passa para algum meio campista que se apresenta.

Normalmente, o meio-campista mais acionado é Papu Gómez, que possui um fato interessante. Diferente do habitual no futebol, onde um zagueiro ou algum jogador mais recuado tem a posse da bola por mais tempo, a Atalanta conta com seu meio campo mais avançado para ficar com a bola por mais tempo. Papu é o jogador que mais tem a bola no Campeonato Italiano. Isso mostra como a equipe se apossa do campo adversário com seu estilo de jogo ofensivo.

No ataque, são dois atacantes, todavia, enquanto Zapata joga como centroavante, Ilicic atua mais atrás, como um segundo atacante.

Pressão na recuperação

Para manter toda essa ofensividade no campo do adversário, é preciso controlar a posse de bola. Mas não daquele jeito de ficar tocando de um lado para o outro ou recuando a jogada. Aliás, Gasperini odeia posse por posse. No caso da Atalanta, a equipe vai para cima e, quando perde a bola, cria uma pressão numérica no adversário e, em poucos segundos, recupera a posse.

“Gasperini odeia posse por posse. Ele odeia que a bola vá pro lado ou pra trás. Se você jogar pra trás, mesmo se for um erro, o outro time tem a oportunidade de nos pressionar. Eles são os únicos que precisam recuar. Nós temos que ir pra frente” – De Roon, jogador da Atalanta.

Essa pressão no ataque ajuda inclusive, a criar situações de perigo. Muitos gols da equipe saíram após roubadas de bola no ataque, como mostramos no vídeo, contra a Juventus.

Sonhar não custa nada

A Atalanta de Gian Piero Gasperini.
Papu Gomez se tornou um ídolo no clube nerazurri. Crédito: ANSA/Ansa – Brasil

Matérias relacionadas:

O poderio de ataque da Atalanta, sensação italiana na Champions League

Lá se vão 15 partidas seguidas sem perder. Desde a volta do futebol, são sete vitórias e um empate em oito jogos. Durante a temporada, 110 gols marcados em 42 jogos. Na Serie A, é líder no quesito, com 93 gols. Esses são os números sensacionais da Atalanta de Gian Piero Gasperini, que atualmente é a segunda colocada do campeonato e enfrenta o PSG pelas quartas-de-finais da UEFA Champions League.

Portanto, não custa nada sonhar. Pela segunda temporada consecutiva, a Atalanta bate recordes de desempenho. O feito até aqui já foi enorme e suficiente para os profissionais entrarem para a história do clube. Entretanto, trabalhar para voos mais altos tem sido rotina na Atalanta.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments