- Botafogo e Vasco se enfrentam em busca dos melhores objetivos no Brasileirão O Estádio Nilton Santos recebe Botafogo e Vasco pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (05). - 5 de novembro de 2024
- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
Um campeonato que marcou diversas gerações entrou em fase de declínio. Nos últimos anos, a Itália deixou de ser destaque entre as principais ligas do mundo. Entretanto, nesse começo de década, vemos resquícios de um campeonato italiano voltando a ter destaque. Parte desse resgate vem de equipes de menor expressão ou menos badaladas.
O Campeonato Italiano vem demonstrando uma reação crescente quanto a qualidade de suas equipes. Algo que era tão natural antigamente acabou esfriando e se tornando monótono por muitos anos com apenas um vencedor: a Juventus.
Com gigantes como os rivais de Milão no auge de seu ostracismo, o campeonato perdeu de vez um destaque que teve até os anos 90. A safra de craques diminuiu e o investimento também. Clubes como o Milan estão endividados até o pescoço e tentam se vender a cada temporada.
Leia mais sobre o Campeonato Italiano: O Milan padece ao viver do passado
Nesse mar morno, vem surgindo aos poucos novos destaques. Para o campeonato italiano, talvez esteja na hora de alguma equipe alternativa conquistar um título, seja nacional ou internacional. Parece improvável, mas não é. Vagas inéditas e títulos já estão sendo disputados por equipes sem tanto destaque quanto os mais famosos.
Novas expectativas no campeonato italiano
Em um discurso nada legal, o presidente da Juventus parece não gostar da evolução de novas equipes no cenário nacional e principalmente internacional. O desenvolvimento do campeonato nessa temporada passa justamente por clubes de menor escalão, como a Atalanta, classificada para as quartas de final da Champions League.
Querendo ou não, é dessa forma que o campeonato volta a ser visto.
Leia mais sobre o Campeonato Italiano: Batistuta e a lendária Fiorentina da década de 90
Infelizmente, declarações sem noção ainda fazem parte da Itália. Presidentes de clubes, cidades e confederação sempre causam polêmicas. Pior ainda, é a crescente onda de racismo no país, que marca presença constante na arquibancada.
Leia mais sobre o Campeonato Italiano: Racismo: por que tão recorrente no futebol italiano?
Obviamente, a Serie A ainda está longe de voltar a ser a principal liga. É inegável que a Premier League domina o futebol mundial, muito pela qualidade da disputa, mas principalmente do ponto de vista econômico. A Inglaterra possui o maior mercado do futebol, o dobro das outras 4 principais ligas: Espanha, Itália, Alemanha e França.
Entretanto, contratações como a de Cristiano Ronaldo pela Juventus, e a liderança do campeonato italiano pela Lazio, mostram que a liga não morreu. Na disputa pela chuteira de ouro, Ciro Immobile lidera o ranking contra jogadores de outras ligas, como Lewandowski, Haaland e o próprio Cristiano Ronaldo, também do italiano.
Leia mais sobre o Campeonato Italiano: O poderio de ataque da Atalanta, sensação italiana na Champions League
Para o azar do futebol e pela saúde de todos, o campeonato italiano assim como a maioria das competições do mundo, foi paralisado. O novo coronavírus acabou interferindo antes do final da temporada, atrapalhando o andamento que estava a todo vapor.
Por fim, fica a esperança de um campeonato italiano mais disputado. Não exatamente como nos velhos tempos, sem querer ficar lembrando do “poderoso Milan” do passado. Mas que seja vistoso ou, no mínimo, disputado, como a temporada vinha mostrando.
Leia mais sobre o Campeonato Italiano: Livorno vs Lazio: quando entra em cena a ideologia no futebol
É extremamente importante que os clubes comecem a fazer bonito também em competições internacionais. Mas antes de tudo, que a Itália se recupere do coronavírus, que devastou o país, um dos mais atingidos.