- Botafogo e Vasco se enfrentam em busca dos melhores objetivos no Brasileirão O Estádio Nilton Santos recebe Botafogo e Vasco pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (05). - 5 de novembro de 2024
- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
Em 2020, o Vasco pode ser resumido até aqui, como o time do Germán Cano. O artilheiro da equipe é uma das esperanças para o Campeonato Brasileiro. Todavia, o clube precisará fazer muito mais para não ficar dependente do argentino.
Enquanto aguarda o começo do Brasileirão, o Vasco vai treinando e fazendo alguns amistosos de preparação. Entre os destaques, o jovem Talles Magno e os bons desempenhos de Germán Cano. Convenhamos que, mesmo em pouco tempo e com poucos jogos, o argentino já adquiriu a confiança do torcedor e dos profissionais do clube. Até aqui, é o destaque da temporada vascaína.
Motivos não faltam para explicar essa confiança. O atacante balançou a rede 9 vezes em 13 jogos. Ele é o responsável por 75% dos gols da equipe na temporada. Algo que acaba de alguma forma, ligando um alerta no clube.
Em 13 jogos do Vasco em 2020, foram marcados 12 gols, ou seja, apenas 3 gols não foram marcados por Germán Cano. Como consequência dessa falta de gols, a equipe cruz-maltina foi eliminada do Campeonato Carioca sem conseguir chegar na semifinal. Para o Brasileirão, vai precisar fazer mais se não quiser se tornar dependente de seu goleador.
O artilheiro
Máquina de gols!
Esses são os números de Germán Cano com a camisa do Vasco. Se por um lado o jogador empolga, é bom o cruz-maltino abrir o olho quanto a dependência dele. #PressFut #ACasaDoFutebol pic.twitter.com/PTk7zPLQ2O
— PressFut (@pressfutbr) July 3, 2020
Pelo que vem mostrando até aqui, não há dúvida quanto o faro de gol do atacante vascaíno. Para o brasileirão, ele é uma das esperanças dessa equipe que pouco tem a oferecer no campeonato. Mesmo com poucos jogos, Cano alcançou alguns recordes com a camisa cruz-maltina. Quando completou 4 jogos, o atacante havia marcado 2 gols, o que já era um dos melhores inícios em um clube na sua carreira. Agora, com a média atual, ele tem um retrospecto igual ao de 2019, quando terminou como um dos maiores artilheiros do mundo.
Contudo, vale ressaltar que mesmo marcando gols na Sul-Americana, a maior parte desses gols foram feitos no Campeonato Carioca, o que ainda não é um parâmetro suficiente. Por isso, o brasileirão será a verdadeira prova de fogo. Um destaque positivo e que pode ser fundamental na competição nacional, é que o jogador costuma marcar com apenas um toque na bola. Dos nove gols marcados, apenas dois tiveram mais de um toque na bola.
O bom posicionamento é outra virtude do atacante. Dessa forma, ele balançou as redes sempre dentro da área, sendo duas vezes na pequena área. Dividindo os gols, Cano tem: 6 gols de pé direito; 1 gol de pé esquerdo; 1 gol de cabeça; 1 gol de pênalti. Esses gols fizeram Cano se tornar o 6º artilheiro estrangeiro do Vasco no século.
A dependência de Germán Cano
Matérias recomendadas:
- Paulo Ribeiro: “a psicologia do esporte mudou muito. E eu mudei junto com ela.”
- VÍDEO: O que esperar de Kalou no Botafogo?
Portanto, como citado no início, é importante o Vasco ficar atento. Ainda que Germán Cano possa de fato ajudar dentro de campo, a equipe não pode ficar tão dependente dele como ficou durante esse ano. O Campeonato Brasileiro é uma competição longa e desgastante, o que pode gerar desconfortos ou lesões, mesmo que o argentino tenha surpreendido fisicamente.
“Chocou positivamente, é tudo que um preparador físico gosta de ver. Tínhamos informações desde o momento que ele foi contratado pelo Vasco, procuramos conhecer tudo do atleta do clube. O Cano é uma grata surpresa, um atleta profissional. O futebol é construído de ações rápidas. O Cano vem muito bem nos treinamentos, temos muita esperança nele. Foi uma surpresa positiva. Estou esperançoso.” – Léo Cupertino, preparador físico do Vasco.
Germán Cano foi um reforço sensacional. Nesses poucos jogos disputados no ano, ele já alcançou Yago Pikachu e Marrony, que foram os artilheiros do Vasco em 2019, com os mesmos 9 gols. Não há dúvidas que Cano passará essa marca com facilidade, mas é importante que ele não jogue sozinho. Em competições de mata-mata, ele chegou a classificar o Vasco na Sul-americana e na Copa do Brasil, rendendo 4,4 milhões de reais ao clube. Entretanto, o brasileirão é muito mais longo e o Vasco precisará de muito mais que um artilheiro solitário.