Flamengo se prepara para a final da Libertadores.
Futebol, Futebol Nacional

100 preocupações para Renato Gaúcho!

Luiz Fernando Rolim
Siga-me
Últimos posts por Luiz Fernando Rolim (exibir todos)

No jogo em que Gabigol marca o gol de número 100 pelo Flamengo, o time tem mais uma atuação confusa, mas consegue os 3 pontos e segue na briga pelo Tri Brasileiro enquanto se prepara para a final da Libertadores.


O dia 11/11/2021 ficará marcado para sempre na carreira de Gabigol, desde a sua chegada foi o casamento perfeito do atacante com a torcida e o clube. O atacante agora figura na galeria dos maiores atacantes da história do clube. O dia foi de festa pela marca alcançada pelo atacante, mas nem todos ficaram felizes. Aos 31 min do primeiro tempo, o atacante fez o gol de número 100 pelo Flamengo. Diego deu uma bicicleta dentro da área e a bola claramente pega no peito do defensor do Bahia. O juiz foi ao VAR, viu o lance e mesmo assim manteve a decisão e prejudicou o time baiano. O atacante alcançou a marca e o flamengo abriu o placar, mesmo não jogando bem o primeiro tempo. Mais uma vez sofrendo pela falta que o Arrascaeta faz, O Flamengo fez 45 min de pobreza criativa e acabou sendo salvo pelo arbitro.

Restando 16 dias para a final da Libertadores, o time tem muitos problemas e o treinador mostra uma certa insistência em algumas ideias de jogo e escalação. Renato parece não ter aprendido com as vaias do torcedor e voltou a cometer os mesmos erros. Mais uma vez Andreas foi escalado adiantado no meio de campo, com Diego e Thiago Maia como primeiro e segundo volante. Claramente o jogador não se sente à vontade na posição e acaba por não render como o habitual, mas o treinador continua insistindo nesta ideia. Não satisfeito com a escalação errada do meia, o treinador fez algumas alterações e deixou o time completamente desorganizado e continuou sem criatividade.

O jogo teve duas expulsões para o lado do Bahia e uma para o Flamengo, que fez com que o Flamengo tivesse uma superioridade, neste cenário o time ficou o segundo tempo inteiro com a bola e pressionava o Bahia. Kenedy que vinha atuando bem e participando, sofreu uma entrada e precisou sair do jogo, sendo substituído por Michael. Com a vantagem numérica, o Flamengo chegou ao segundo gol com Michael e fechou o placar com o Andreas. Com o jogo resolvido o treinador tirou Ramon e colocou Brunho Henrique, que não começou a partida pois estava sendo poupado, tirou David Luiz e colocou Bruno Viana com a intenção de poupar o zagueiro. Nesta altura do jogo, o Flamengo não tinha mais lateral esquerdo e atuava numa tentativa desastrada de 3-5-2, com Michael e Vitinho abertos e Brunho Henrique e Gabigol no ataque.

Mesmo atuando nesta formação o time ainda estava muito espaçado e desorganizado, o que fez o Renato realizar mais uma alteração, na tentativa de corrigir o erro, ele coloca Rene no lugar do Vitinho, voltando para formação inicial do jogo. Próximo ao final do jogo, Renato fez mais uma alteração e colocou Piris da Motta no lugar do Thiago Maia, o volante não havia atuado desde que retornou de empréstimo. Em boa fase, Michael mais uma vez foi destaque no jogo, com jogadas de velocidade e drible curto, o jogador proporcionou ao lado de Vitinho, os melhores lances do jogo. O que é muito pouco para o elenco que Renato possui nas mãos, o mínimo é que esse time fosse mais organizado.

Leia mais:

Na zaga, David Luiz é uma ótima notícia, desfila em campo e dá muita segurança para o sistema defensivo. Ontem, ele atuou ao lado do Gustavo Henrique, a dupla foi bem e conseguiu passar sem ser vazada. Claro, o Bahia pelos acontecimentos do jogo, não ameaçou e facilitou o trabalho da dupla de zaga. Uma péssima notícia são os volantes, ontem Renato optou por Diego e Thiago Maia, ambos não marcaram ninguém. Talvez o técnico esteja optando pelos jogadores para dar ritmo de jogo. João Gomes que atou muito bem nos dois últimos jogos, ficou no banco e sequer entrou. Difícil entender o critério do Renato na hora da escalação e substituições ao longo do jogo. As vezes o treinador parece estar perdido em suas ações, sem critério e sem saber como organizar o time.

Faltando poucos dias para a final da Libertadores, Renato precisa organizar o time e descobrir novas formas de utilizar os jogadores que tem. O Flamengo não pode ficar à mercê do time titular, futebol é momento e sabemos que existem dias bons e dias ruins. Para não ser surpreendido no dia 27, Renato precisar criar formas para este time jogar e sem depender de alguns jogadores. Arrascaeta e Everton Ribeiro são os jogadores mais criativos do elenco, o primeiro está sem atuar, se recuperando de uma lesão. O Segundo está em má fase e parece sentir falta de seu companheiro de meio de campo. Neste cenário, Renato precisar encontrar uma alternativa para esses jogadores, mesmo que seja preciso mudar a forma de jogar. Além das preocupações de escalação e desfalque, o treinador já precisa pensar no próximo jogo contra o São Paulo no Morumbi.

Luiz Fernando Rolim

Atleta e amante do futebol, profissional formado com ênfase em marketing esportivo. Redator e setorista do Flamengo e Manchester United.
Ler todas as publicações de Luiz Fernando Rolim
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments