- Botafogo e Vasco se enfrentam em busca dos melhores objetivos no Brasileirão O Estádio Nilton Santos recebe Botafogo e Vasco pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (05). - 5 de novembro de 2024
- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
Por que campeões da Champions como: Real Madrid e Liverpool utilizam o patch da Champions League, e outros campeões como Chelsea e Borussia Dortmund não?
Tradição no mundo do futebol, os campeões de diversas competições utilizam patchs com a quantidade de conquistas em seus uniformes. Entretanto, provavelmente você já reparou que, na Champions League, isso não acontece. São poucos os clubes campeões que utilizam o patch da competição.
Por mais teorias que possam inventar, o motivo é simples: a regra da Champions League é mais “desafiadora”. Diferente da maioria das competições, onde é preciso conquistar apenas um título para ter direito ao patch/badge, na Champions League, são necessários cinco títulos. Isso mesmo: para poder usar o patch no uniforme é preciso conquistar a Champions League cinco vezes.
Contudo, existe outra forma de “burlar” essa regra. Mas para quem acha que é fácil, se engana. Para conquistar um patch da Champios League sem vencer cinco vezes, é necessário conquistar a competição três vezes seguidas.
Clubes que possuem o patch da Champions League
Atualmente, seis equipes compartilham o tão sonhado patch da Champions League, maior competição entre clubes do mundo: Real Madrid (13), Milan (7), Bayern de Munique (6), Liverpool (6), Barcelona (5) e Ajax (4).
Mas o Ajax tem quatro títulos! Por que utiliza o patch? Então, lembra da segunda forma de conquistar o patch? O Ajax conseguiu. Os holandeses foram tri-campeões consecutivos em: 1971, 1972 e 1973.
Atualmente, não temos muitos times perto de se juntarem a este seleto grupo. Entre os mais próximos, está o Manchester United, que possui três títulos da Champions League. Ou seja, precisaria conquistar “apenas” mais dois títulos para conseguir. Todavia, a fase atual do clube não está tão bem para isso.
Exclusividade da Champions?
Por mais que possa parecer algo muito específico, isso não é uma exclusividade da Champions League. Na verdade, é uma regra da UEFA. Assim como a Champions, a Europa League, competição “secundária” do continente, também segue esse parâmetro.
Contudo, até o momento, apenas uma equipe alcançou esse feito na Euro League: o Sevilla conquistou a competição seis vezes, sendo o único a utilizar um patch na história da UEFA Europa League.