Times mais velhos do Brasil em atividade.
Futebol, Futebol Nacional

Pioneiros: quem são os times mais velhos do Brasil?

Daniel Dutra
Siga-me

Em 1885, começava a história do futebol brasileiro. Mas quem foram os primeiros clubes na época? Quem são os times mais velhos do Brasil? Confira!


Para apresentar os pioneiros do futebol brasileiro, vale um pequeno resumo sobre a chegada do esporte mais popular do mundo, ao Brasil. Como citado anteriormente, o ano foi 1885, mas para isso, Charles Miller precisou ir para a Inglaterra em 1884.

Filho de um empregado de uma empresa ferroviária, o brasileiro Miller foi à Inglaterra estudar na Banister Court School. Durante esse tempo, acabou se apaixonando pelo principal esporte do país: o futebol.

Completamente admirado, voltou para o Brasil em 1885 com duas bolas de futebol na bagagem. Mal sabia ele, que dava início a uma das maiores paixões dos brasileiros.

Conheça agora, os times mais velhos do Brasil!

* Apenas times em atividade profissional.

10- Associação Atlética Internacional

Internacional de Bebedouro. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Quando falamos em Internacional no Brasil, logo pensamos no Inter de Porto Alegre. Mas não, dessa vez não estamos falando dele. Na verdade, a Associação Atlética Internacional foi fundada na cidade de Bebedouro, interior do estado de São Paulo em 11 de junho de 1906.

Também vestindo as cores vermelho e branco, é o segundo time mais antigo do estado de São Paulo (calma que mais para frente você vai conhecer o primeiro). Ou seja, o Internacional de São Paulo inspirou o Internacional de Porto Alegre.

A origem do nome diz respeito a grupos étnicos. Quando o clube surgiu no início do século XX, havia uma tendência em se identificarem com colônias de etnias ou nacionalidades. Entre os exemplos mais famosos, estão o Palestra Itália paulista (italianos), e o Vasco da Gama (portugueses). Por isso, o Internacional surge com esse nome – assim como a maioria dos outros xarás – para mostrarem que não são fechados para grupos étnicos.

09- Sport Club do Recife

Sport Recife. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Aqui já começamos a falar de clubes mais conhecidos nacionalmente. Originado no bairro da Ilha do Retiro, nome dado ao estádio da equipe, o Sport foi fundado em 13 de maio de 1905 na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.

Para isso, a história de seu líder começou parecida com a do futebol brasileiro. Assim como Charles Miller, Guilherme de Aquino Fonseca foi viver na Inglaterra para estudar na Universidade de Cambridge.

Quando voltou para Pernambuco, trouxe consigo o apreço pelo futebol. Portanto, em 1905, Guilherme funda um dos clubes mais populares do Brasil: o Sport Recife.

08- America Football Club

Escudo do America. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Também tradicional, o America foi por muito tempo, um dos times mais populares do Rio de Janeiro. Fundado em 18 de setembro de 1904, o nome do clube da Grande Tijuca não possui acentuação já que adota a grafia em inglês.

Mesmo no ostracismo de divisões inferiores do campeonato carioca, o America aparece como o quinto maior clube do estado do Rio, ficando atrás apenas dos quatro grandes. Se filtrarmos o ranking em participações na primeira divisão, o clube também alcança o quinto lugar, ficando na frente do Vasco da Gama, e atrás do Bangu, que passou a marca do America em 2021.

Pelo America, passaram nomes históricos como: Zagallo, Heleno de Freitas, Romário, Sebastião Leônidas, Waldir Peres, Luisinho Lemos e tantos outros craques. Até hoje, o America é homenageado por cópias de times pelo país.

Leia mais:

07- Botafogo de Futebol e Regatas

Escudo do Botafogo. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Continuando no Rio de Janeiro, não poderia haver posição melhor no ranking para o Botafogo. O número 7 é considerado como a camisa 10 do clube de General Seviano.

Nascido como Botafogo Football Club em 12 de agosto de 1904, o alvinegro carioca detém alguns dos principais recordes do futebol brasileiro.

  1. Entre 1977 e 1978, a equipe conseguiu a maior invencibilidade da história do futebol brasileiro (52 jogos).
  2. Na mesma época, conseguiu a maior invencibilidade do Campeonato Brasileiro (42 jogos).
  3. Também em 1978, tornou-se o maior invicto de uma única edição do Brasileirão (24 jogos).
  4. É o responsável pela maior goleada do futebol brasileiro (24 a 0 na Mangueira em 1909).
  5. É o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em jogos oficiais, não oficiais e Copas do Mundo.

Leia mais:

06- Bangu Atlético Clube

Escudo do Bangu. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Achou que íamos sair do futebol carioca? Achou errado! Levando o nome do bairro mais quente do Rio de Janeiro, o Bangu nasceu no dia 17 de abril de 1904. Contudo, é melhor não dizer isso para o torcedor banguense!

Isso porque, a origem do clube foi, na verdade, em 1894. Ou seja, o Bangu é o pai do futebol brasileiro! Entretanto, como não foi formalizado na época, acabou sendo fundado oficialmente apenas em 1904, quando já haviam outras equipes profissionais.

O auge do clube aconteceu na década de 1980, quando foi vice-campeão brasileiro com uma equipe comandada pelo bicheiro Castor de Andrade.

Leia mais:

05- Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Times mais velhos do Brasil - Grêmio. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Agora sim! Do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul: fundado na cidade de Porto Alegre em 15 de setembro de 1903 por Candido Dias da Silva, o Grêmio é um dos maiores clubes do país.

No futebol, já conquistou todos os títulos possíveis. Na arquibancada, possui uma das maiores torcida do Brasil, com aproximadamente oito milhões de pessoas.

Entre os seus apelidos, estão: Imortal Tricolor, Rei de Copas, Tricolor dos Pampas, Tricolor Gaúcho e Clube de Todos.

04- Esporte Clube Vitória

Times mais velhos do Brasil - Vitória. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Diretamente de Salvador, Bahia, o Vitória foi fundado no dia 13 de maio de 1899 com o nome de Club de Cricket Victoria. Além de ser o clube mais velho do nordeste do Brasil, foi o primeiro clube social nacional fundado apenas por brasileiros.

Mesmo nascendo de brasileiros, seus fundadores também passaram um período na Inglaterra. Mas diferente dos demais, os irmãos Artur e Artêmio Valente trouxeram a paixão pelo cricket, que deu o primeiro nome ao clube.

No futebol, o Vitoria disputou sua primeira partida não oficial no dia 22 de maio de 1901. Na época, ainda não existia um departamento de futebol no clube. Foi então em 13 de setembro de 1092, que a equipe disputou sua primeira partida oficial de futebol.

03- Fluminense Football Club

Times mais velhos do Brasil - Fluminense. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

E lá vamos nós de novo para o Rio de Janeiro!

Sediada no bairro de Laranjeiras, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, o Fluminense foi fundado no dia 21 de julho de 1902. Sendo um dos quatro grandes do Rio, é o time que mais disputou campeonatos estaduais no Brasil.

Com títulos importantes sendo conquistados ao longo de sua história, tornou-se um dos “12 maiores clubes de futebol do Brasil”.

Em 1926, o Fluminense foi considerado entidade de utilidade pública federal pelo Decreto 5 044, de 28 de outubro de 1926, conforme publicado no Diário Oficial da União de 10 de novembro de 1926.

02- Associação Atlética Ponte Preta

Times mais velhos do Brasil - Ponte Preta. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Promessa é dívida! Aqui está o time mais antigo do estado de São Paulo. A Ponte Preta foi fundada no dia 11 de agosto de 1900 por um grupo de estudantes.

Além do pioneirismo no esporte, é também um dos pioneiros na luta contra o racismo no futebol brasileiro. Foi o primeiro clube a contar com um jogador negro em seu elenco principal.

Até hoje, a equipe é conhecida popularmente como “Macaca”. Por isso, seu mascote é um gorila.

01- Sport Club Rio Grande

Times mais velhos do Brasil - Rio Grande. Crédito: EscudosWeb
Crédito: EscudosWeb

Enfim, o time mais velho do futebol brasileiro. Apelidado de “Vovô”, o Rio Grande foi fundado em 19 de julho de 1900 na cidade que dá nome ao clube. A data de sua fundação foi escolhida pela CBF como o “Dia do Futebol”.

Atualmente, o Rio Grande é considerado o time mais velho do Brasil por estar em atividade. Isso porque, antes dele, outros clubes como os paulistanos SPAC, Internacional, Germania e Mackenzie College foram extintos.

Junto com o Guarany Futebol Clube, é um dos únicos clubes a conquistar o título de todas as divisões estaduais. A equipe venceu a primeira divisão gaúcha em 1936, a segunda em 1962 e a terceira em 2014.

Portanto, como o Bangu marcou bobeira, eis aqui o time mais velho do futebol brasileiro.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
1.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments