A Atalanta de Gian Piero Gasperini.
Futebol, Futebol Internacional

O poderio de ataque da Atalanta, sensação italiana na Champions League

Daniel Dutra
Siga-me

Disputando pela primeira vez a Champions League, o ataque da Atalanta surpreende muita gente com a quantidade de gols na temporada. Mesmo sem ter um jogador brigando por artilharia, é a equipe com mais gols no campeonato italiano.


Quando o time da pequena cidade de Bérgamo na Itália se classificou para a Champions League pela primeira vez em sua história, muita gente se incomodou. O Presidente da Juventus chegou a questionar se era correto uma equipe sem história internacional participar da Champions League, enquanto equipes como Roma ficavam de fora, fazendo o Campeonato Italiano “perder investimentos”.

Sim, a Atalanta incomodou ao ponto de fazer o chefe de um time desaprender como se joga futebol, ou, fingir demência para beneficiar seus próprios interesses. A Atalanta se classificou para a Champions no campo, após terminar o Campeonato Italiano em terceiro lugar na temporada passada, ficando na frente de equipes como Inter de Milão, Milan, e a citada Roma.

Leia mais sobre o futebol italiano:

O Milan padece ao viver do passado

Racismo: por que tão recorrente no futebol italiano?

Na temporada atual, o time nerazzurri se tornou uma sensação. Com diversas goleadas no campeonato italiano, a equipe não sentiu tanta pressão ao receber o Valencia pelas oitavas-de-final da Champions League: goleou o time espanhol em um dia que ficou definido como “histórico-cultural” por Giorgio Gori, prefeito da cidade de Bérgamo.

O ataque da Atalanta: um gol atrás do outro

Atalanta goleia o Valencia por 4 a 1 na Champions League. Crédito: Giuseppe Cottini/Getty Images
Hans Hateboer celebra um de seus dois gols na vitória da Atalanta sobre o Valencia. Crédito: Giuseppe Cottini/Getty Images

Até o presente momento, no campeonato italiano, a Atalanta já goleou três equipes fazendo 7 gols em cada jogo, que foram os seguintes: Atalanta 7 a 1 Udinese; Torino 0 a 7 Atalanta; Lecce 2 a 7 Atalanta. Resultados que chegam a ter uma certa frequência no campeonato. Além das goleadas por 7, a equipe já ganhou por 5 de equipes como Milan e Parma, de forma consecutiva.

Com a goleada em cima do Lecce, a equipe chegou a marca de 70 gols em 25 jogos no campeonato italiano, 10 a mais que a líder Lazio. A diferença está nos gols sofridos, que também são 11 a mais, fazendo a equipe ter mais derrotas e ficar momentaneamente em quarto lugar na competição. Entretanto, o foco está dividido entre a regularidade local e o sonho internacional.

No ataque da Atalanta, Ilicic, Muriel e Zapata são os artilheiros com 15, 13 e 11 gols respectivamente. Mas vale mencionar Papu Gómez, ídolo e capitão do clube, que é um dos destaques com 10 assistências.

Por tanto, a Atalanta pretende chegar o mais longe possível. Todos, dos torcedores aos jogadores, possuem a noção de que a Champions League é um sonho distante, mas jogarão o melhor futebol que puderem, como fizeram no primeiro jogo contra o Valencia, praticamente garantindo a classificação para as quartas-de-final.

O desenvolvimento do clube ao longo dos últimos anos mostra que o time pretende frequentar mais vezes os mais altos lugares que o futebol pode levar. Mesmo que alguns dirigentes se sintam incomodados, como diz Giorgio Gori.

“Respeito o Andrea Agnelli, mas simplesmente não concordo. À elite dos ricos e famosos, prefiro o mérito daqueles que ganham em campo, mesmo que representem uma pequena cidade da província. Chegamos à Europa com muito suor. Chama-se esporte”. – Giorio Gori em suas redes sociais.

Poucos torcedores estão tão satisfeitos com o desempenho ofensivo de sua equipe como os da Atalanta, que estão literalmente vivendo um sonho. O poderio de ataque da equipe dá esperanças jamais vistas na cidade de Bérgamo, que no futebol, deixou de ser uma comuna para se tornar um continente.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments