Alisson. Foto: Divulgação/Liverpool
Futebol, Futebol Internacional

Lider em Clean Sheets na Premier League, Alisson comemora outra grande atuação, em décima vitória seguida do Liverpool no Inglês, e projeta semanas de duelos decisivos para a equipe

Siga-nos

Alisson teve participação fundamental no triunfo de 2 a 0 sobre o Watford ao fazer brilhante defesa no lance anterior ao gol que abriu caminho para o triunfo dos Reds. Agora, clube terá jogos contra o Manchester City, pela Premier League e Copa da Inglaterra, além dos confrontos com o Benfica, pela Liga dos Campeões


Alisson segue mostrando os motivos pelos quais é ídolo do Liverpool e considerado um dos principais jogadores do elenco na história recente do clube. Neste sábado (2), o goleiro voltou a ser fundamental para mais uma importante vitória dos Reds, a décima consecutiva na Premier League, dessa vez, pelo placar de 2 a 0, sobre o Watford, no Anfield, em jogo válido pela 31ª rodada.

No primeiro tempo, Alisson arrancou gritos e aplausos da torcida ao fazer uma brilhante defesa em finalização de Cucho. Logo na sequência, o Liverpool abriu o placar com Diogo Jota, de cabeça. Na segunda etapa, Fabinho, de pênalti, fez o segundo e deu números finais a partida.

Com o resultado, a equipe comandada por Jürgen Klopp chegou aos 72 pontos e, após ser dada como carta fora do baralho na briga pelo título da Premier League, chegou a assumir a liderança provisória da competição por algumas horas, até o triunfo do Manchester City sobre o Burnley, também por 2 a 0, que recolocou os Citizens na ponta, com apenas um ponto de vantagem.

Próximos desafios de Alisson no Liverpool

No próximo fim de semana, as duas equipes se enfrentam naquela que é considerada a “final antecipada” do Inglês. O confronto acontecerá no domingo, dia 10 de abril, no Etihad Stadium. Antes, porém, o Liverpool faz outro jogo importantíssimo, em Lisboa, contra o Benfica, pelo duelo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.

Já na semana seguinte, acontece a partida de volta da competição continental e novo embate com o City, dessa vez, pela semifinal da Copa da Inglaterra, nos dias 13 e 16 de abril, respectivamente.

”Estamos todos muito contentes e satisfeitos por mais esse importante resultado. Fico feliz por ter ajudado novamente o Liverpool a sair de campo sem sofrer gols e com a vitória em um momento decisivo da temporada. Estamos tendo uma série de jogos importantes, por três competições diferentes, e precisamos manter o foco. Queremos muito os três títulos e, pra isso, precisamos pensar em um desafio por vez. O próximo, contra o Benfica, pela Champions League, será mais um compromisso extremante complicado”, afirmou Alisson.

”Vamos nos preparar para ter outra grande atuação e voltar de Lisboa com um grande resultado. Na sequência, passaremos a pensar no City”, completou o camisa 1.

Fato é que o Liverpool chega para esse momento decisivo em grande fase. Em 2022, perdeu apenas um jogo, para a Inter de Milão, no confronto de volta das oitavas de final da Champions League. O resultado, porém, não foi muito lamentado, já que acabou classificando a equipe, graças ao triunfo de 2 a 0, na ida, na Itália. Além disso, o time ainda foi campeão da Copa da Liga Inglesa.

Líder em clean sheets

Alisson saiu de campo pela 17ª vez sem sofrer gols na atual edição do Campeonato Inglês, fato que o coloca na liderança do ranking de clean sheets da competição, ao lado do compatriota Ederson, do Manchester City.

Papel de destaque no elenco

Em sua quarta temporada no Liverpool, Alisson já realizou 169 partidas pelo clube, passou 79 delas sem sofrer gols, possui uma excelente média de 0,76 tento sofrido por duelo (foi vazado 130 vezes) e conquistou quatro títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20 e a Copa da Liga Inglesa no mês passado.

O goleiro, reconhecido por suas grandes defesas, também se destacou em de outras maneiras com a camisa dos Reds. No dia 16 de maio de 2021, marcou um gol histórico, de cabeça, na vitória de 2 a 1 sobre o West Bromwich. Além disso, contabiliza duas assistências pelo clube, ambas para Salah, sendo, uma diante do Manchester United, na Premier League 2019/20, e outra, mais recente, no triunfo de 3 a 1, contra o Norwich, pela atual edição da competição nacional.

Alisson ainda ganhou diversos prêmios individuais graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Alisson: duas vezes melhor goleiro do mundo

Entre 2019 e 2020, Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. O arqueiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, também levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).

Fut Content

Conteúdo jornalístico na palma da sua mão. Confira os destaques do futebol e veja o que os jogadores, técnicos e jornalistas têm a dizer sobre o dia a dia do maior esporte do planeta.
Ler todas as publicações de Fut Content
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments