Atlético Goianiense. Crédito: Reprodução ACG
Futebol, Futebol Nacional

Líder do Grupo F na Sulamericana: como está jogando o Atlético Goianiense?

Daniel Dutra
Siga-me

Invicto na temporada com o time titular, a equipe de Jorginho começou bem no temido grupo F da Sul-Americana. Mas afinal, como está jogando o Atlético Goianiense?


Postado em um 4-2-3-1, a equipe de Jorginho mostra constância nesse início de temporada. Em 26 partidas, a equipe obteve: 19 vitórias, 3 empates e 4 derrotas (todas as derrotas foram com o time reserva).

Entre os motivos pela boa fase do clube, está o trabalho defensivo da equipe, que Jorginho atribuiu não somente aos zagueiros, mas a toda equipe. Esse trabalho é o pilar da equipe que pouco sofre gols. São apenas 18 gols sofrido contra 47 gols marcados. Ou seja, o ataque também é um destaque.

Mesmo sendo uma equipe obediente defensivamente, o Atlético Goianiense é um time muito ofensivo. Por isso, ambos os setores se destacam. Como a marcação da equipe começa no ataque, com uma linha alta, as chances de gol aumentam. Quando essa pressão não vira roubada de bola, a equipe abaixa sua linha e se reorganiza defensivamente.

Recuperação.
Recuperações nos três primeiros jogos da Sulamericana.

Como está jogando o Atlético Goianiense?

Mesmo não sendo uma equipe que faz muitos gols tocando a bola de pé em pé, o Atlético Goianiense é um time que entrega aquilo que o técnico propõe. Inclusive, mais importante do que a forma como chega ao gol, é o aproveitamento nas finalizações. Na imagem abaixo, está as finalizações apenas dos jogos do “primeiro turno” da Sulamericana. Dos pés à cabeça, o Atlético Goianiense mantém metade de suas finalizações no gol.

Finalizações do Atlético Goianiense na Sulamericana.

Por mais normal que possa parecer, essa eficácia é resultado de um time bem treinado por Jorginho. Aliás, tudo o que acontece em campo, possui um dedo do técnico.

Quando falamos de tática, precisamos levar em conta algumas estratégias. Por mais que o Atlético não seja um time tradicional no futebol sul-americano, a equipe se comporta de forma muito promissora na competição internacional.

Faltas do Atlético Goianiense na Sulamericana.

Por ter uma linha de marcação alta, o setor ofensivo torna-se o segundo com maior índice de faltas da equipe. Atrás apenas do meio de campo. Em um campeonato decidido por detalhes, Jorginho evita ao máximo cometer faltas no terço defensivo. Todavia, mesmo se contabilizarmos o número total de faltas nos jogos, o Atlético possui uma média super baixa.

Destaques da equipe

Passes Marlon Freitas.

No meio de campo, Marlon Freitas é o distribuidor de passes. Na equipe, é o jogador com mais passes horizontais. Entretanto, não se limita a eles. Esses passes na verdade, referem-se a função que o jogador ocupa. Inclusive, as bolas longas também são um diferencial do jogador, que tem a melhor nota média na equipe.

Não tão atrás dele, vem Zé Roberto, o centroavante da equipe. Responsável pelos gols do Atlético, o camisa 9 tem feito por onde. É o artilheiro em todas as competições que disputa e, na Sulamericana, já marcou duas vezes em três jogos.

Ademais, jogadores como João Paulo, Arnaldo, Nathan Silva e Éder tornaram-se pilares no time. Contudo, a equipe se destaca como um todo. Por se tratar de um time obediente taticamente, o principal foco está no grupo, e não em apenas um atleta.

A importância de Jorginho para o Atlético Goianiense

Jorginho. Crédito: Bruno Corsino/ACG
Jorginho, Atlético Goianiense. Crédito: Bruno Corsino/ACG

Leia mais:

Além dos jogadores citados acima, não podemos deixar de citar o técnico Jorginho. De volta ao clube, o treinador é parte da família. No final do mês de abril, foi divulgado um vídeo onde ele varre o vestiário e ajuda o staff do clube na limpeza após uma vitória da equipe.

Mesmo sem tanto espaço na mídia, Jorginho faz um trabalho bem interessante. Responsável pela primeira vitória internacional do Atlético Goianiense, o treinador montou um time redondinho onde todos respeitam suas funções. É cedo para traçar objetivos e também sabemos das limitações do clube. Mas o trabalho merece elogios, pois história, ele já está fazendo.

*O Atlético Goianiense é líder invicto do Grupo F da Sulamericana.

* O grupo conta com: Libertad, Newell’s Old Boys e Palestino.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments