Alisson, Liverpool. Foto: Liverpool/Divulgação
Futebol, Futebol Internacional

Com direito a grande defesa de Alisson em momento decisivo do clássico, Liverpool vence o Arsenal, cola no líder City e só depende de si para ser campeão da Premier League

Siga-nos

Agora empatado com Ederson como o goleiro com mais clean sheets do Inglês, com 16 jogos sem sofrer gols, arqueiro dos Reds foi um dos grandes nomes da equipe, no triunfo de 2 a 0; Liverpool vence clássico com grande defesa de Alisson.


Alisson, mais uma vez, voltou a brilhar com a camisa do Liverpool e foi fundamental para a vitória de 2 a 0 sobre o Arsenal, em jogo disputado nesta quarta-feira (16), em pleno Emirates Stadium, pela 27ª rodada da Premier League. O brasileiro teve grande atuação, com direito a uma belíssima defesa, após finalização de Odegaard, cara a cara, no início do segundo tempo, quando o clássico ainda estava empatado. Logo em seguida, Diogo Jota abriu o placar para os Reds e Roberto Firmino ampliou o marcador.

O nono triunfo seguido do Liverpool no Campeonato Inglês foi importantíssimo, já que, agora, o time comandado por Jürgen Klopp chega aos 69 pontos e passa a depender só de si para ser campeão. O Manchester City, com um ponto a mais, segue na ponta da tabela de classificação, mas as duas equipes ainda se enfrentarão no próximo dia 10 de abril, no Etihad Stadium, pela 32ª rodada.

Nas palavras do jogador:

”Conquistamos uma vitória importantíssima, fora de casa, contra um grande time. Nosso objetivo é estar sempre focado no próximo desafio. Temos que dar um passo de cada vez e, hoje, fizemos nosso trabalho muito bem. Conquistamos os três pontos e saímos de campo, mais uma vez, sem sofrer gol”, afirmou.

Fato é que, além da Premier League, o Liverpool vive um grande momento nos últimos meses. Em 2022, perdeu apenas um jogo, para a Inter de Milão, no confronto de volta das oitavas de final da Champions League. O resultado, porém, não foi muito lamentado, já que acabou classificando a equipe, graças ao triunfo de 2 a 0, na ida, na Itália. Além disso, o time ainda foi campeão da Copa da Liga Inglesa e segue na Copa da Inglaterra, torneio onde os Reds enfrentam o Nottingham Forest, neste domingo (20), pelas quartas de final.

Líder em clean sheets

Ídolo do Líverpool, Alisson saiu de campo pela 16ª vez sem sofrer gols na atual edição do Campeonato Inglês, fato que já o coloca na liderança do ranking de clean sheets da competição, ao lado do compatriota Ederson, do Manchester City. Foram 16 vezes sem ser vazado em 29 partidas.

Papel de destaque no elenco

No Liverpool desde julho de 2018, Alisson já realizou 167 partidas pelo clube, passou 77 delas sem sofrer gols, possui uma excelente média de 0,78 tento sofrido por duelo (foi vazado 130 vezes) e conquistou quatro títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20 e a Copa da Liga Inglesa no mês passado.

O goleiro, reconhecido por suas grandes defesas, também se destacou de outras maneiras com a camisa dos Reds. No dia 16 de maio de 2021, marcou um gol histórico, de cabeça, na vitória de 2 a 1 sobre o West Bromwich. Além disso, contabiliza duas assistências pelo clube, ambas para Salah, sendo, uma diante do Manchester United, na Premier League 2019/20, e outra, mais recente, no triunfo de 3 a 1, contra o Norwich, pela atual edição da competição nacional.

Prêmios individuais

Alisson ainda ganhou diversos prêmios individuais graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. O arqueiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, também levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).

Fut Content

Conteúdo jornalístico na palma da sua mão. Confira os destaques do futebol e veja o que os jogadores, técnicos e jornalistas têm a dizer sobre o dia a dia do maior esporte do planeta.
Ler todas as publicações de Fut Content
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments