Léo Ortiz. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino;
Futebol, Futebol Nacional

Capitão e referência técnica do Red Bull Bragantino, Léo Ortiz comenta expectativa para estreia no Paulista e garante time na briga por títulos em 2022

Na última temporada, Léo Ortiz se consolidou como um dos grandes nomes da posição no país, sendo eleito para as equipes ideias do estadual, Brasileiro e da Sul-Americana, e convocado pela primeira vez para a seleção principal.


Léo Ortiz está pronto para iniciar mais uma temporada pelo Red Bull Bragantino, sua quarta vestindo a camisa do clube. Titular absoluto desde o início da parceria entre o Massa Bruta e a empresa de bebidas, o defensor sempre foi um dos principais nomes do elenco. Com uma impressionante regularidade e liderança dentro e fora de campo, o atleta já é referência técnica da equipe e também um dos grandes nomes da sua posição no futebol brasileiro. Como consequência do grande trabalho realizado nos últimos anos, o jogador foi eleito para as seleções ideais dos Campeonatos Paulista, Brasileiro (Bola de Prata), da Copa Sul-Americana, e ainda foi convocado, pela primeira vez na carreira, para defender a Seleção, durante a disputa da Copa América. Posteriormente, foi chamado para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Seguir sendo convocado e brigar por uma vaga no Mundial deste ano, aliás, é o desejo e o foco de Leo Ortiz. Por conta disso, o zagueiro abriu mão de uma ótima proposta financeira, vinda do México, para continuar atuando em alto nível no time de Bragança Paulista e, quem sabe, estar na lista final dos atletas que representarão o país no principal torneio de futebol do mundo.

Nesta quinta-feira (27), o jogador estará em campo, na estreia do time no Campeonato Paulista, contra o Mirassol, às 20h (de Brasília), fora de casa. Mesmo atuando fora de casa, a expectativa do jogador é alta. Não só de uma boa estreia na competição, mas, também, de outro bom ano para o Red Bull Bragantino, que, de acordo com Leo Ortiz, brigará de igual para igual com os outros clubes por títulos.

”Estamos nos preparando muito bem desde que retornamos das férias e acredito que temos tudo para viver mais uma grande temporada. O último ano já foi incrível pra mim e para o clube. Ficou faltando a conquista de um título, batemos na trave na Sul-Americana, mas mostramos a nossa força e sabemos que 2022 será igual. Temos o Paulista, a Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro para disputar e vamos brigar em pé de igualdade com todos os outros times. Estou muito motivado e espero poder ajudar o Red Bull Bragantino a atingir os objetivos traçados. O primeiro deles, é começar bem o Paulista e, para isso, esperamos conseguir um bom resultado na estreia, diante do bom time do Mirassol”, afirmou.

Leia mais:

”Individualmente falando, 2021 foi o grande ano da minha carreira até aqui. Vivi momentos inesquecíveis, como a convocação para a Seleção, e fui eleito um dos melhores da minha posição no Paulista, Brasileiro e Sul-Americana. Tudo isso graças aos meus companheiros e à estrutura que o clube oferece. Se eu continuar focado e seguir fazer um bom trabalho no dia a dia, conseguirei ajudar o clube e, quem sabe, ser chamado para disputar a Copa do Mundo”, completou.

Desde que chegou ao Red Bull Bragantino, Léo Ortiz disputou 125 partidas oficiais, sendo 121 como titular, marcou oito gols, deu duas assistências e ajudou o time a sair de campo sem ser vazado em 42 oportunidades.

Protagonismo e trajetória de sucesso no Red Bull Bragantino

Revelado no Internacional e com passagens por Sport e Red Bull Brasil, Léo Ortiz chegou ao Massa Bruta, em 2019, para ser um dos pilares da parceria entre a empresa austríaca e o Bragantino. E não decepcionou. Logo no primeiro ano, o zagueiro foi um dos destaques da campanha do título da Série B do Brasileirão e liderou o sistema defensivo a conseguir ser o menos vazado da competição. O camisa 3 também fez três gols e contribuiu para o ataque ser o mais efetivo do torneio.

Em 2020, o camisa 3 seguiu se destacando. No primeiro semestre, ajudou o clube a terminar a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral e ainda fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani. Já no Brasileiro, foi o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três tentos e foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17), terminando o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Já em sua terceira temporada pelo Red Bull Bragantino, Léo Ortiz evoluiu ainda mais. No Campeonato Paulista, entrou para a seleção da competição e foi fundamental para que a equipe terminasse a primeira fase com a defesa menos vazada, com apenas sete gols sofridos em 12 partidas.

No segundo semestre, o defensor foi um dos destaques da equipe, que terminou o Brasileirão em sexto lugar e avançou à final da Sul-Americana, chegando à sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, durante a Copa América, e tendo sido lembrado novamente por Tite na convocação de setembro, para partidas das Eliminatórias.

O fato, aliás, fez com que Léo Ortiz se tornasse o primeiro atleta do Massa Bruta a ser chamado para a seleção principal desde o início da parceria entre o clube e a empresa. Se contarmos toda a história do time de Bragança Paulista, o último atleta convocado havia sido Alberto Félix, em amistoso às vésperas da Copa do Mundo de 1994.

Números de Léo Ortiz pelo Red Bull Bragantino

Geral
125 jogos oficiais
122 jogos como titular
8 gols
2 assistências
42 jogos sem tomar gol

2021
48 jogos
47 jogos como titular
2 assistências
16 jogos sem tomar gol

2020
47 jogos
46 jogos como titular
5 gols
12 jogos sem tomar gols

2019
30 jogos
29 jogos como titular
3 gols
14 jogos sem tomar gol

Fut Content

Conteúdo jornalístico na palma da sua mão. Confira os destaques do futebol e veja o que os jogadores, técnicos e jornalistas têm a dizer sobre o dia a dia do maior esporte do planeta.
Ler todas as publicações de Fut Content
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments