- “A torcida do Botafogo que me colocou ali. Nós somos um grande amor!”, diz Fernanda Maia Fernanda Maia é locutora do estádio do Botafogo desde 2019 - 5 de julho de 2024
- Almada desembarca no Galeão para se apresentar no Botafogo Thiago Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, superando Luiz Henrique, também do Botafogo. - 4 de julho de 2024
- Fernanda Maia: a mulher no jornalismo esportivo e os desafios enfrentados por elas Jornalista é apresentadora do SBT Sports Rio e locutora do Estádio Nilton Santos desde 2019 - 3 de julho de 2024
O retorno do futebol alemão começou com uma goleada em um dos maiores clássicos do país. Borussia Dortmund e Schalke 04 se enfrentaram pela Bundesliga em um Signal Iduna Park completamente vazio.
Abrindo a 26° rodada da Bundesliga, o clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04 terminou em domínio aurinegro. Seguindo todos os protocolos da competição, as equipes entraram em campo separadas, sem crianças e com os reservas de máscara. As medidas preventivas contra o novo coronavírus ainda são bem duvidosas, entretanto, vem servindo como teste para os demais países. Com um novo aumento da COVID-19 no país, corre-se o risco de uma nova paralisação. Todavia, vamos ao futebol.
O primeiro gol no retorno da competição foi do “cometa” Haaland, que chegou a 13 gols em 12 jogos pelo Dortmund. Na temporada 19/20, são impressionantes 41 gols em 34 jogos. Aproveitando falhas e dificuldades da defesa do Schalke, o Borussia aplicou uma goleada de 4 a 0 no rival. Se não houve a muralha amarela que estamos acostumados a ver na torcida, houve um completo domínio amarelo dentro de campo.
Logo nesses primeiros jogos, pôde-se notar uma diferença no ritmo das equipes. Em certos momentos, como no início dos jogos, a marcação pressão da equipe do Schalke por exemplo, parecia mostrar que o time estava muito bem, de acordo com o que a fase do campeonato propõe. Entretanto, o ritmo de jogo começou a cair muito para todas as equipes. Foram dois meses sem futebol e convenhamos, se exercitar em casa nunca é a mesma coisa do que em ambientes propícios para isso.
A reta final da Bundesliga
Schalke 0…4!
O futebol voltou e nada mudou. O Borussia Dortmund venceu o clássico contra o Schalke 04 por 4 a 0. O primeiro gol foi de Haaland, que chegou a 13 gols em 12 jogos pelo time aurinegro. #PressFut #ACasaDoFutebol #Dortmund pic.twitter.com/vQaWddI7rJ
— PressFut (@pressfutbr) May 16, 2020
A goleada do Dortmund que jogou sem Reus, Witsel, Sancho e Emre Can, ascendeu um alerta para o Bayern de Munique. O time se mostrou vivo na disputa pelo título Alemão. Contudo, o clube bávaro também foi bem na rodada, mantendo sua liderança após uma vitória por 2 a 0 contra o Union Berlim. Quem deu uma tropeçada no G4 da competição, foi o RB Leipzig, que empatou em casa com o Freiburg em 1 a 1. Com isso, o Borussia Monchengladbach acabou assumindo o terceiro lugar da competição ao vencer o Frunkfurt fora de casa por 3 a 0.
Faltando 8 rodadas para o final da competição, ainda não podemos definir o campeão. Tanto pela incerteza da continuidade do campeonato, quanto pela disputa no futebol. No sábado, outros resultados equilibraram a tabela. O Hertha Berlim venceu o Hoffenheim por 3 a 0, diminuindo a distância entre ambos. Destaque para Matheus Cunha, que fez um golaço no jogo. Outro resultado importante foi a vitória do Wolfsburg, encostando no G4. O único jogo que ficou no 0 a 0 foi entre Dusseldorf e Paderborn, que estão nas últimas colocações do campeonato.
Nesse domingo, também entraram em campo Koln e Mainz 05 (2 a 2) e o já citado – e líder – Bayern de Munique. Werder Bremen e Bayer Leverkusen jogam amanhã a partida que pode diminuir ainda mais a distância do G4, com o tropeço do RB Leipzig e com o Leverkusen se candidatando para a Champions League.
Novos costumes
Matérias recomendadas:
- Sindelar, o craque austríaco que provocou Hitler
- O lado político-cultural do futebol que interfere na vida dos atletas
Os jogadores que se destacaram na rodada foram Brandt, Matheus Cunha e alguns outros. Entretanto, o foco maior ficou destacado na higiene por conta da pandemia. O campeonato está sendo observado por diversos países para servir como um norte do que fazer e do que não fazer.
Ver a Bundesliga sem torcida é muito diferente. Mas é a realidade que vamos nos acostumar a viver nesse momento. Campanhas como a do Borussia Monchengladbach, que colocou imagens dos torcedores na arquibancada por 19 euros, destinando o lucro para a luta contra o coronavírus, são importantíssimas. Ainda assim, o clima continua silencioso, quem sabe então, os clubes possam aderir a ideia do Corinthians e colocar caixas de som com cânticos da torcida.
De qualquer forma, vamos acompanhar e esperar os novos acontecimentos. Nada nesse momento é certo, portanto, precisamos nos manter atentos. A 26º rodada do Campeonato Alemão foi concluída. Mas restam oito.