Ideologia no Futebol.
Futebol, Futebol Internacional

Livorno vs Lazio: quando entra em cena a ideologia no futebol

Daniel Dutra
Siga-me

Mais do que uma ferramente social, o esporte é uma ferramenta política, sem cara ou coração. A ideologia no futebol está presente desde sua criação, usada muitas vezes como um artifício. Mas de modo geral, existe toda uma questão territorial e até mesmo de resistência por parte de clubes e, principalmente torcidas.


Em nosso site, costumamos lembrar do lado político-cultural que o futebol possui, e na Itália, existem diversas histórias assim. Já citamos vagamente os posicionamentos de Lazio e Roma, rivais da capital. Agora, entraremos de vez no assunto para mostrar dois lados ainda mais extremos, que insere a própria Lazio.

Se por um lado a biancocelesti de Roma é conhecida como um clube de torcida fascista, com cânticos de adoração a Mussolini, o Livorno, que carrega o nome da própria cidade, também carrega seus ideais.

Para entender melhor esses dois lados bem distintos, vamos separar a história desses clubes. Fazendo parte da capital italiana, a Lazio conta com uma torcida que representa a extrema-direita do país.

Irriducibili: o fascismo se aproveitando do esporte mais popular do mundo

Torcedores da Lazio fizeram apologia a Mussolini.
Contra o Milan – pela Copa Itália – fanáticos da Lazio fizeram apologia a Benito Mussolini. A polícia prendeu alguns envolvidos. Foto: Reprodução/Twitter

Como de praxe, uma parte da Itália aproveita o futebol para propagar ideais fascistas, assim como Mussolini fez enquanto esteve no poder, inclusive prejudicando o Livorno. Hoje em dia, a Irriducibili, torcida de fanáticos da Lazio, parece usar este artifício “apenas” como culto ao que de pior sobrevive.

Durante os jogos, cruzes celtas e suásticas são presenças certas, nem que sejam do lado de fora do estádio. Na voz da arquibancada, “Duce! Duce!”, é o que se ouve. Sim, uma referência a Mussolini. Em 1998, uma faixa escrita “Auschwitz vossa pátria, os fornos vossas casas!” foi levada para a torcida. Mas acredite, não é preciso voltar mais de 20 anos no tempo para ver casos lamentáveis como este.

Em 2019, pela final da Coppa Itália, torcedores da Lazio levaram uma faixa de saudação a Mussolini. Na ocasião, alguns dos torcedores foram presos por apologia. Contudo, a confederação italiana e os órgãos responsáveis não costumam ser tão repressivos. Por isso, estamos presenciando também, uma crescente onda em relação aos atos de racismo no futebol italiano.

Livorno: a resistência comunista

Ideologia no futebol: Livorno.
Mosaico da torcida do Livorno representando a simbologia comunista.

A essência comunista não surgiu de uma hora para a outra no clube de Toscana. A região portuária é conhecida como a cidade símbolo da resistência ao regime fascista de Mussolini. Foi lá inclusive, que Antonio Gramsci, político marxista, fundou o Partido Comunista Italiano. Com isso, a maior parte da comuna de Livorno tende para a esquerda na política.

Símbolos de foice e martelo e fotos de líderes como Che Guevara são presença garantida na torcida amaranto. O clube fundado por trabalhadores do porto em 1915, que faziam parte do movimento operário, nunca escondeu suas preferências políticas. Naturalmente, os atletas e integrantes da equipe também tendem ao ideal esquerdista. Como exemplo, Cristiano Lucarelli, nascido e criado na cidade e no clube de Livorno.

O ex-jogador que se destacava pelos seus gols também ficou marcado pela postura fora de campo. Fundador de uma torcida organizada do clube, ele chegou a comemorar um gol pela Itália Sub-20 mostrando uma camisa de Che Guevara. Depois desse episódio, ele nunca mais foi convocado por seu país.

Atualmente, os clubes vivem situações extremas não só na ideologia, mas também dentro do certame. Enquanto a Lazio luta entre os grandes, disputando títulos e vagas internacionais, o Livorno vive um momento delicado, lutando entre a segunda e a terceira divisão da Itália.

Por tanto, os torcedores do clube grená buscam resistir como sempre fizeram, mas agora de outra forma. O Livorno é um clube tradicional do futebol local e está marcado na história desde sua fundação.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments