- Davide Ancelotti: trabalho com Allan, nova comissão e histórico do novo técnico do Botafogo Davide Ancelotti é esperado no Rio de Janeiro nesta terça-feira (08). - 7 de julho de 2025
- Doido de Mandacaru: do orfanato ao Campeonato Paraibano Meia do Auto Esporte-PB foi às lágrimas após marcar o primeiro gol como profissional. - 13 de janeiro de 2025
- Psicólogo do Botafogo valoriza mudança na mentalidade do clube e reconhece Artur Jorge e Marlon Freitas como maestros do grupo Head de Psicologia do Botafogo, Paulo Ribeiro cita Artur Jorge e Marlon Freitas como referências na mudança de mentalidade do clube. - 16 de dezembro de 2024
O Botafogo acertou a contratação de Davide Ancelotti como novo técnico do clube. A informação apurada pelo jornalista Thiago Franklin foi confirmada pelo Globo Esporte e pelo jornalista italiano Fabrizio Romano. Filho de Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, Davide era auxiliar do pai tanto na seleção, quando nos clubes por onde Carlo passou desde 2012: PSG, Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid. Apesar da grande experiência na Europa, esse será o primeiro trabalho de Davide como técnico principal de um clube profissional.
Com a Licença Pro da UEFA – principal licença de técnico do mundo -, o treinador pode, portanto, atuar em todas as competições que o alvinegro disputa. Com apenas 35 anos, Davide é mais novo que o lateral Marçal, do Botafogo, que tem 36 anos, por exemplo. A escolha pelo novo técnico causou surpresa e dividiu opiniões na torcida alvinegra. E os motivos, são variados.
Na última vez que um clube brasileiro contratou um auxiliar de um grande técnico, Domènec Torrent, então auxiliar de Guardiola, acabou dando errado no Flamengo. Todavia, o próprio rubro-negro hoje, tem um exemplo oposto, com Felipe Luis no comando. A comparação no entanto, não é tão próxima. Pois Felipe conhece e já estava adaptado tanto ao Flamengo, quanto ao futebol brasileiro. Apesar de não ter a principal licença sequer do continente sul-americano, o brasileiro faz um bom trabalho à frente do clube da Gávea, onde já conquistou uma Copa do Brasil, e uma Supercopa do Brasil, em cima do próprio Botafogo.
Por isso, mais do que comparar treinadores, precisamos entender alguns contextos para conhecer melhor Davide Ancelotti.
Tendência mundial
Relembrar o fracasso de Domènec Torrent, é ficar preso no passado. Isso porque, desde 2020, o mundo do futebol nos encheu de grandes exemplos. A começar pela principal competição do planeta: a Copa do Mundo. Com apenas 44 anos, e em seu primeiro trabalho como técnico profissional, Lionel Scaloni levou a seleção Argentina de Lionel Messi ao título mais importante para uma seleção. Na temporada seguinte (2023/2024), foi a vez de Xabi Alonso conquistar de forma invicta pelo Bayer Leverkusen, a Bundesliga (Campeonato Alemão), após 11 anos de domínio do Bayern de Munique. Agora, é Xabi quem substitui Carlo Ancelotti no comando do Real Madrid.
Outros exemplos que ainda estão começando se espalham pelo mundo, como o ex-zagueiro Vincent Kompany, no Bayern de Munique, e outros que já se firmaram, como Arteta no Arsenal. Arteta inclusive, era auxiliar de Guardiola junto com Domènec Torrent. Acionista do Botafogo, John Textor portanto, segue uma tendência mundial. Se a escolha trará resultados, no entanto, cabe ao futuro dizer.
Davide Ancelotti: uma sombra de Carlo Ancelotti
Ao se despedir do Real Madrid, Davide recebeu o carinho da torcida merengue que pediu, em boa quantidade, sua volta ao time no futuro. Reciprocidade para quem viveu cinco temporadas dedicadas ao clube ao longo de duas passagens. Quando chegou em 2013, vindo do PSG, Davide ainda era preparador físico. E só viria a se tornar auxiliar técnico em 2016, quando tirou sua licença A da UEFA de treinador. Na ocasião, a dupla partiu para o Bayern de Munique após a conquista da “La Décima”, o 10º título de Champions League do Real Madrid após um período sem conquistas. Depois, passaram por Napoli e Everton, antes de voltarem para o Real Madrid e, agora, assumirem a Seleção Brasileira. Neste período, em 2023, Davide tirou a licença PRO da UEFA.
Com abertura para questionar Carlo, Davide é responsável por analisar os adversários e passar os treinamentos da equipe. Recentemente, duas decisões de Davide viralizaram nas redes sociais. Foi ele o responsável por colocar Joselu contra o Bayern de Munique, e Rodrygo contra o Manchester City nas conquistas da Champions League pelo Real Madrid. Leitura de jogo, que rendeu dois títulos aos merengues.
Para o meia Javi Martinez, que trabalhou com a dupla no Bayer de Munique, Davide é mencionado como um dos responsáveis pela parte tática dos times de Carlo Ancelotti: “ele completa Carlo e o ajuda a entender a evolução do futebol”. Já Fabian Ruiz, do PSG, relembrou que foi Davide quem pediu sua contratação pro Napoli, quando estavam por lá. Dando-o então, a confiança essencial para sua carreira deslanchar.
Assim como Fabian Ruiz, Davide encontrará no Botafogo, um velho conhecido: Allan. O volante brasileiro trabalhou com a dupla no Napoli e, após Ancelotti assumir o Everton, o treinador pediu a contratação do atleta, que foi então atendida.
Buscando uma identidade
Sem se prender a um único esquema de jogo, tal como o pai, Davide recebeu, recentemente, propostas de times europeus. Entre eles, o Rangers da Escócia, que era treinado pelo ídolo do Liverpool, Steven Gerrard, e o Como, da Itália. A oferta que mais seduziu o treinador, no entanto, foi a do Botafogo. Com uma pequena condição de participar da Copa do Mundo de 2026, Davide deve chegar ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (08). Além de assinar com o alvinegro, o treinador precisa ainda, montar uma comissão técnica. E o primeiro reforço, também deve vir da Seleção Brasileira.
Genro de Carlo Ancelotti, o também italiano Francisco Mauri, especialista em bolas paradas, é o primeiro nome da possível comissão. Dessa forma, ele também deixaria a seleção para assumir o Botafogo. No fim de maio, o treinador acompanhou a classificação do glorioso diante da Universidad de Chile pela Copa Libertadores, no Estádio Nilton Santos.
Outros nomes, ainda serão anunciados. E todos, serão da confiança de Davide. Em entrevista recente ao jornal Marca, da Espanha, Davide falou sobre a saída do Real Madrid, e o início do trabalho na Seleção Brasileira. Para ele, no início de carreira, ele ainda possui muito mais dúvidas do que Carlo. Por isso, precisa de um ambiente que o aconselhe mais, e que lhe dê mais certezas. Ou seja: um certo medo, que o Botafogo precisará resolver. Será então, o alvinegro carioca, o ambiente ideal para Davide Ancelotti?